Setecidades Titulo Novidade
Santo André amplia iniciação musical

Aulas são parte do programa Música na
Escola, iniciado em 2013 nos Cesas da cidade

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
07/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Até o fim do semestre, todas as escolas municipais de Santo André oferecerão iniciação musical aos estudantes da rede. A proposta é que as crianças aprendam, junto com o ensino formal, práticas que auxiliem no desenvolvimento do ritmo musical, canto, coordenação motora e, assim, passem a ter seu repertório ampliado para outros segmentos, como é o caso da música clássica.

Para que a ação tenha início nas 31 creches e 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), os professores da rede passam por capacitação continuada. “A música é um instrumento potente para o desenvolvimento cognitivo do estudante. Ele consegue exercer seu raciocínio, melhorar a concentração e a disciplina”, considera o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

De acordo com Silvério, a ação é consequência positiva do programa Música na Escola, iniciado no segundo semestre de 2013 nos 10 Cesas (Centros Educacionais de Santo André) com investimento de R$ 2 milhões. O projeto atende a lei federal 11.769/08, que tornou obrigatório o ensino da disciplina na Educação Básica a partir de agosto de 2011. “Começamos com 1.500 alunos e conseguimos ampliar para 3.000 neste ano”, destaca.

Após oito meses do início do projeto, a cidade conta com orquestra infantil de cordas com 30 alunos, todos com idade entre 7 e 11 anos, afirma a gerente de projetos educacionais da Prefeitura, Claudia Cristina Felician Lima. “Os alunos já se apresentaram em festividades, como a inauguração do Cesa Parque Andreense, em março”, comenta. Além das aulas no contraturno escolar, os estudantes participam de ensaios aos sábados.

NOVOS ARES

Aos 9 anos, Arthur Guilherme Colovatti teve seu primeiro contato com o violino. Desde fevereiro, participa das aulas no contraturno escolar oferecidas no Cesa Vila Linda uma vez por semana. Em apenas dois meses, sua preferência musical foi ampliada. Além dos estilos funk e eletrônico, as melodias clássicas ganharam espaço entre as mais ouvidas.

Um dos professores do projeto, o bacharel em violino Delaias Rigonatto, 27, explica que o efeito da música nas crianças é algo extremamente prazeroso. “Em pouco tempo observamos muita evolução, como a execução de melodias, melhoria da disciplina e respeito, além de concentração ampliada”, comenta.

A ação tem parceria do Instituto Vitalis, para a contratação e operacionalização dos 18 professores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;