Setecidades Titulo Rio Grande da Serra
Mutirão atenderá
mulheres e crianças

Das 9h às 17h, moradores poderão realizar exames e assistir palestra gratuitamente

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
26/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra realiza amanhã, das 9h às 17h, o 1º Mutirão de Saúde da Mulher e da Criança no Casmi (Centro de Atendimento à Saúde da Mulher e da Infância), no Centro.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, informou que o mutirão foi criado para retomar série de atividades que estavam suspensas devido à mudança de gestão. “Além de atender à demanda reprimida, nosso objetivo é estimular as mulheres a fazerem exames preventivos e rotineiros”, explicou.

Cerca de 350 mulheres devem fazer ultrassonografia de mama e ginecológica, mamografia, exame papanicolau, colposcopia, biópsia e cauterização de colo de útero. Todos os procedimentos foram marcados previamente. “Esperamos que a partir desse mutirão não haja mais filas de espera. No início do ano, cerca de 400 mulheres aguardavam ultrassom e 200 esperavam por mamografia”, comenta Regina Maura.

No caso das crianças, não será necessário marcar horário, basta que as mães levem seus filhos para receber atendimento, que envolverá pesagem e medição de altura, avaliação nutricional, atualização da carteirinha de vacinação, orientações sobre problemas respiratórios, entre outros.

O mutirão também irá oferecer às 10h e às14h palestra gratuita sobre Planejamento Familiar. Nos dois momentos, médicos explicarão sobre a importância do planejamento familiar e alertarão a população sobre métodos contraceptivos como pílula, DIU (dispositivo intrauterino), preservativos e diafragma.

“Interessados em métodos definitivos, como laqueadura e vasectomia, poderão se inscrever no programa e serão avaliados por equipe multidisciplinar composta por ginecologista, psicólogo, assistente social e enfermeira. Depois da resposta positiva, a equipe tomará providências para que o método escolhido seja realizado”, explicou a secretária.

Dependendo do resultado da iniciativa, vários mutirões deverão ser realizados durante o ano. Mais informações pelo telefone 4820-8022.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;