Política Titulo Salário
Grana dá aval à
licença de Aidan e
pagará na Assembleia

Prefeito de Sto.André fala em fazer consulta ao MP sobre a liberação remunerada de servidores do Paço

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), confirmou ontem a liberação do médico e ex-prefeito Aidan Ravin (PTB) para atuar como assessor político na Assembleia Legislativa. Embora mantenha a crítica na publicação “precipitada” no Diário Oficial do afastamento que ocorreu, teoricamente, sem consultá-lo, o petista deu aval ao petebista trabalhar no Parlamento paulista sem prejuízo aos vencimentos e vantagens do cargo. Assim, o Paço pagará o salário de Aidan.

Grana havia cogitado a hipótese de revogar o ato da dispensa, em caso de ilegalidade. Mas aceitou o pedido de licença requerido pelo gabinete do deputado estadual petebista Coronel Edson Ferrarini, sob articulação do presidente paulista do PTB, Campos Machado.

Conforme a Lei Complementar nº 1.136 de 25 de abril de 2011, cada um dos 94 deputados tem direito a até três funcionários ‘emprestados’ de outras esferas, sem ônus para a Assembleia. O Parlamento paulista não informou o número de servidores que se enquadram na situação, que pode chegar a 282 funcionários – são cerca de 3.000 contratados no geral pela Assembleia.

A remuneração inicial de médico plantonista de 24 horas gira em torno de R$ 7.200 em Santo André. Sem prêmios, benefícios e bônus que Aidan possui por estar há 22 anos com estatutário.

Apesar de mencionar inicialmente que Aidan deve ser tratado como ex-prefeito, Carlos Grana afirmou que a análise do caso foi firmada sem dar tratamento diferenciado. “Não temos motivos para perseguição ou privilégio”, disse.

O petista sustentou que fará consulta ao Ministério Público sobre o afastamento remunerado de 58 servidores municipais. “Pedi levantamento para analisar caso a caso se estamos agindo corretamente ou não nos procedimentos.”

No início de julho, o governo Grana transferiu Aidan do PA (Pronto Atendimento) da Vila Luzita para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) da Sacadura Cabral. Isso teria incomodado Aidan, que procurou Campos Machado para ajudá-lo a sair da Prefeitura.

Procurado pelo segundo dia consecutivo, Ferrarini não foi localizado para comentar o assunto. Segundo sua assessoria, ele está viajando. Aidan já entrou em contato com Campos Machado para iniciar os trabalhos a partir de hoje, destacando que, na função de assessor, focará o “trabalho na articulação política no Grande ABC, Litoral e São Paulo junto com o líder do PTB para a captação de demandas e projetos de crescimento a região.”

O ex-prefeito defende a prática de ceder funcionários concursados para atuar em outros órgãos públicos como medida legal. Aidan frisou que, enquanto prefeito (2009-2012), cedeu série de servidores. Por exemplo, autorizou transferência do funcionário Epeus Pinto Monteiro – hoje diretor de Trânsito no Paço – para o gabinete do então deputado estadual Carlos Grana, com salário pago pela Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;