Memória Titulo
Bancários do ABC: 50 anos e uma galeria de fotos

Semana rica para os bancários do Grande ABC: uma exposição de fotografias será inaugurada quinta-feira resgatando a trajetória do sindicato desde 1959

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Semana rica para os bancários do Grande ABC: uma exposição de fotografias será inaugurada quinta-feira resgatando a trajetória do sindicato desde 1959. A exposição será aberta no Sesi Santa Terezinha, em Santo André, e poderá ser vista até 23 de novembro.

Trata-se de uma linha do tempo. Personagens desfilarão em mais de uma dezena de banners, como o médico Nelson Colleoni, eleito pela categoria e que dirigiu o ambulatório médico no seu início e por muitos anos. "Naquela época mesmo a escolha de um médico para o sindicato era feita por votação" - rememora Dr. Colleoni.

A primeira equipe médica foi formada por 11 facultativos, número que depois chegou a 15. Tempo em que os médicos iam às casas dos associados, verdadeiros doutores de família.

Na construção da memória dos bancários do Grande ABC têm sido realizadas entrevistas e pesquisas. O resultado é divulgado em publicações internas, na área sindical e na grande imprensa.

Nomes - Lincoln Grillo foi o primeiro presidente dos Bancários do ABC; a atual presidenta, Maria Rita Serrano, é historiadora, um motivo a mais para que o sindicato se preocupe com a sistematização da sua história.

IAPB - O projeto cultural do Sindicato dos Bancários tem buscado imagens no jornal Folha Bancária, de São Paulo, que reportam a conquista do IAPB (Instituto de Pensão e Aposentadoria dos Bancários) na região e uma passeata ocorrida em 1966.

Repressão - Na área documental, registros pesquisados junto ao Arquivo do Estado de São Paulo dão conta da vigilância do Deops sobre sindicalistas da entidade nos turbulentos anos 1960.

Concurso - Crie uma Frase para os 50 Anos do Sindicato. Os associados são chamados a participar. E a frase vencedora será divulgada em 24 de novembro.

OS 50 ANOS DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO GRANDE ABC. Exposição fotográfica. Abertura: 6 de novembro, às 19h30. Visitação: de 7 a 23 de novembro. Local: Sesi Santo André. Endereço: Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Entrada grátis. Informações: 4993-8299.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 2 de novembro de 1978

Futebol - Apesar da vitória do Santo André sobre o Taubaté (1 a 0), ontem, no Vale do Paraíba, a região não terá nenhum representante na finalíssima da Divisão Intermediária. O Saad perdeu para o São José por 1 a 0.

Economia - Na próxima segunda-feira o Bradesco instalará um posto de atendimento na indústria Fram do Brasil, em São Bernardo.

São Caetano - Vereador Oswaldo Martins Salgado pede a troca do busto do ex-prefeito Anacleto Campanella, inaugurado no mês passado. Motivo: a obra não lembra a fisionomia de Campanella.

EM 3 DE NOVEMBRO DE...
1968 - Fundada, em Santo André, a Borda do Campo - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

HOJE
Dia do Barbeiro, Cabeleireiro e Artes Afins e Dia do Guarda Florestal.

SANTOS DO DIA
Humberto, Malaquias, Martinho de Lima (religioso) e Silvia.

Humberto foi bispo de Tongres, de Maestricht e de Liège, Bélgica. Viveu no século 8. É um dos santos mais populares da Bélgica. É o padroeiro dos caçadores.

LITERATURA
Yonne Sophia Forcellini é a primeira jornalista diplomada do Grande ABC, das turmas iniciais da Faculdade Cásper Líbero, tempos da PUC, em São Paulo. E ela está de livro novo, que chega esta semana a São Bernardo: Trivandrum, a aurora.

É um romance. Busca colocar em relevo o contraste entre a cultura da cidade de São Paulo e de cidades da Índia. Um mergulho no passado remoto de uma raça - a indiana - cuja cultura ainda não é totalmente conhecida no Ocidente. Diz Yonne: "Além da mística e da filosofia, os indianos se projetaram nos campos da poesia, da matemática, da medicina, das ciências e das artes". Trivandrum mostra isso, de modo surpreendente.

A AUTORA
Yonne Sophia Forcellini é, além de jornalista e escritora, pintora e tradutora pública. Trabalhou nos jornais O Tempo e Diário de São Paulo, e na Rádio Bandeirantes. Foi repórter e cronista social. E criou o primeiro jornal do Distrito de Riacho Grande, Ondas do Riacho. Da sua obra literária: A Napolitana e Bepi Mongtagnin no Brasil.

TRIVANDRUM, A AURORA. Livro de Yonne Sophia Forcellini. Lançamento: quinta-feira, dia 6, às 19h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção; sexta-feira, dia 7, às 15h, na Biblioteca Machado de Assis, em Riacho Grande.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;