Setecidades Titulo Confusão
Protestos em S.Bernardo
terminam em vandalismo

Depois de percorrer principais ruas da cidade e
interditar rodovia, grupo entrou em conflito com PM

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
02/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O quarto protesto realizado em São Bernardo, organizado e convocado pelas redes sociais, terminou como os anteriores: em quebra-quebra e confrontos de grupos radicais com a PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Municipal). Sete pessoas foram detidas e um guarda-civil ficou ferido após levar pedrada.

A manifestação começou de forma pacífica, por volta das 18h. Cerca de 2.500 pessoas seguiram pela Avenida Lucas Nogueira Garcez até o km 18 da Rodovia Anchieta, por onde caminharam durante uma hora, interditando a via. De lá, foram para a Avenida Lions, retornando pela Avenida Senador Vergueiro até o Paço.

O trânsito nas ruas centrais da cidade, que já estava congestionado por conta dos protestos realizados por caminhoneiros ao longo do dia, ficou intransitável. Passageiros desceram dos ônibus e tiveram que voltar a pé para casa depois de um dia inteiro de trabalho. Na Rua Marechal Deodoro, adolescentes aproveitaram a situação para assaltar pedestres. Houve tumulto e muitos entraram em desespero, pedindo, em vão, abrigo nos comércios que baixavam as portas.

Enquanto isso, a passeata cumpria cerca de nove quilômetros percorridos. Durante o trajeto, muros foram pichados com mensagens contra a polícia e pedidos de passe livre na cidade. Além disso, dois incidentes foram registrados. O primeiro ocorreu logo na saída, quando manifestantes ligados a partidos políticos e os recrutados pela internet se desentenderam. Na Anchieta, houve princípio de tumulto, após grupos mais exaltados tentaram fechar a pista sentido Litoral.

Quando o protesto já havia retornado ao Paço, a situação fugiu do controle. Cerca de dez jovens tentaram invadir a Prefeitura, obrigando as forças de segurança a reagirem com bombas de efeito moral.

A depredação foi grande. Vidros da fachada do Paço e da agência bancária local foram atingidos. Placas de trânsito foram destruídas e uma concessionária de veículos na Avenida Pereira Barreto também foi alvo de vândalos, com a fachada apedrejada e equipamentos furtados.

“Foi o dia mais difícil”, avaliou o secretário Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano. Ele afirmou que realizará reuniões com a PM para avaliar outras formas atuação. “Precisamos melhorar a ação preventiva. Hoje (ontem) descobrimos pelas redes sociais e também pelos próprios manifestantes que pessoas com intenções criminosas estavam infiltradas no movimento”.

Para Mariano, os atos de vandalismo são premeditados. “Esse grupo não tem liderança nem reivindicações. Eles chegam para destruir.”

O prefeito Luiz Marinho (PT) era aguardado no Paço no fim da noite de ontem para avaliar os prejuízos, Um guarda-civil ficou ferido após levar pedrada.

Apesar de a situação ter sido controlada, por volta das 23h a PM ainda fazia rondas na região central da cidade para evitar saques às lojas.

“Não tiramos o direito de protestar, mas não podemos tolerar esse tipo de situação”, disse Mariano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;