Economia Titulo
Metalúrgicos querem renovar acordo na VW
Por Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
03/04/2006 | 08:43
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT) pretende entregar no final deste mês à direção da Volkswagen a pauta que reivindica a renovação da estabilidade de emprego aos funcionários da fábrica de São Bernardo. Com essa ação, os sindicalistas esperam iniciar em maio as negociações sobre a prorrogação da medida. A garantia de trabalho termina em 20 de novembro.

A pauta será elaborada depois da série de três assembléias organizada pela entidade, com a finalidade de buscar sugestões junto à categoria. O último encontro ocorrerá às 10h do dia 8 deste mês, com os trabalhadores do CFE (Centro de Formação e Estudos) e parte dos empregados da montagem final. As duas primeiras plenárias foram realizadas no sábado e domingo passados.

O vice-presidente do sindicato, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, destacou que a entidade pretende traçar um calendário de negociações com a montadora a partir de maio. "É necessário definir as datas de reuniões para garantir a renovação desse acordo", disse. O sindicalista também é diretor da entidade na Volkswagen.

Alemão adiantou ainda que o sindicato discute com a categoria como serão as mobilizações para marcar a entrega da pauta de reivindicações. No entanto, ele preferiu não revelar maiores detalhes. O Diário apurou que a idéia é organizar uma grande manifestação na data de encaminhamento do documento, com todos os trabalhadores fazendo passeata rumo à direção da montadora.

Encontro – Paralelamente à elaboração da pauta, o sindicato continua trabalhando para conseguir uma reunião entre os presidentes da entidade, José Lopez Feijóo, e da Volkswagen, Hans-Christian Maergner. O encontro é uma tentativa de reaproximação com a empresa, após desgaste nas relações entre categoria e companhia, em razão da greve de 25 dias por PLR (Participação nos Lucros ou Resultados).

Organizada entre setembro e outubro do ano passado, a manifestação paralisou a produção da fábrica do Grande ABC. Na prática, o movimento grevista serviu para iniciar o debate sobre a renovação do acordo de estabilidade. A garantia de emprego foi firmada em 20 de novembro de 2001 e previu essa manutenção por cinco anos, mediante flexibilização da jornada e redução de salários. Atualmente, a unidade de São Bernardo tem 12,4 mil funcionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;