Claúdio Conz Titulo
Descarte correto do produto pós-consumo

Sistemas de logística reversa dos resíduos pós-consumo já estão sendo colocados em prática

Cláudio Conz
22/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Recentemente, estive presente ao evento para assinatura dos termos de compromisso setoriais de resíduos sólidos, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os documentos foram assinados pelo governo do Estado e por representantes paulistas dos setores produtivos responsáveis pelos resíduos pós-consumo de embalagens plásticas de óleos lubrificantes, de embalagens de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de materiais de limpeza e afins, de embalagens de agrotóxicos e de pilhas e baterias portáteis. Os termos estabelecem como devem funcionar os sistemas de logística reversa dos resíduos pós-consumo em cada um desses setores, que já estão sendo colocados em prática.

A logística reversa consiste no descarte correto de um produto pós-consumo, agregando valor ao mesmo em favor do meio ambiente. A ideia é fazer com que o material sem condições de ser reutilizado retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo.

Um exemplo de logística reversa já implementado com sucesso e copiado por diversos países, inclusive pelo Brasil, é o da Alemanha. Em 1991, antes da União Européia, o governo alemão inovou e se tornou pioneiro na criação de regulamentação para a reciclagem de embalagens, para evitar que o lixo se transformasse em problema para o país, que tinha unido seus lados oriental e ocidental dois anos antes e passava por fase de transição.

Na época, o país produzia 30 milhões de toneladas anuais de resíduos, metade desse montante advindo das embalagens, por isso insistiu na criação de agência reguladora. As regras alemãs estabeleceram a responsabilidade compartilhada entre fabricantes de embalagens, distribuidores, envasadores e importadores, que deveriam gerenciar o ciclo de vida dos produtos.

Regulada pelo governo, a agência até hoje coordena a coleta, triagem e entrega de material reciclado, evitando a obrigação do recebimento de resíduos das embalagens pelas redes de varejo, que poderiam ficar sobrecarregadas com a implementação do sistema. A indústria e o varejo podem optar por se filiar ao sistema e pagar taxa para custeá-lo ou cuidar dos resíduos de maneira independente. As empresas filiadas passaram a receber o selo ‘ponto verde’. O resultado é que, hoje, a Alemanha recicla 67% dos resíduos que produz, índice mais alto da Europa. É uma iniciativa muito interessante.

A regra é simples: todos nós temos de colaborar com o meio ambiente se quisermos garantir o futuro das pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;