Economia Titulo
Fusao de grupos da Rússia cria gigante do alumínio
Do Diário do Grande ABC
17/04/2000 | 11:15
Compartilhar notícia


Dois dos principais grupos empresariais russos, Sibal e Sibneft, deixaram de lado suas divergências e anunciaram, nesta segunda-feira, a criaçao de um poderoso holding do alumínio, que controlará cerca de 80% do lucrativo mercado desse metal na Rússia e passará a converter-se em competidor direto dos mais importantes produtores internacionais.

Os acionistas das fábricas Kraz e Braz (que pertencem essencialmente ao grupo petrolífero Sibneft) e o grupo Sibirski Aluminii (Sibal) registraram na semana passada ``em um princípio de igualdade a nova sociedade anônima Rousski Aluminii, para consolidar seus ativos no âmbito de uma empresa única', anunciou a agência Interfax, citando um comunicado de Rousski Aluminii.

Essa firma representará, segundo os analistas, entre 7% e 10% do mercado mundial de alumínio. E de acordo com o último número da revista econômica Expert, a nova companhia subirá por direito próprio ao pódio das maiores empresas internacionais do setor.

A produçao de alumínio russo, em progresso constante desde 1990, alcançou 3,1 milhoes de toneladas em 1999, das quais mais de 80% foram exportadas.

O período de consolidaçao dos ativos necessitará de três meses a um ano. O processo de fusao deverá ser examinado pelo Ministério antimonopólio e por técnicos internacionais, precisa o comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;