Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 28 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Cidades adotam critérios distintos na retomada das aulas presenciais

André Henriques/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Sto.André e S.Bernardo voltam com 100% dos alunos, enquanto vizinhas têm retorno gradual


Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC

02/08/2021 | 07:00


A partir de hoje os estudantes do Grande ABC voltam a frequentar as salas de aulas. A retomada será de forma diferente nas redes municipal, estadual e particular. Enquanto as escolas sob gestão das prefeituras terão retorno gradual em algumas cidades, as geridas pelo Estado e as particulares estão autorizadas a receber 100% dos matriculados, desde que respeitem distância mínima de um metro entre os estudantes.

Em Santo André e São Bernardo, o retorno será integral em todas as redes já a partir de hoje. De acordo com a Prefeitura andreense, a volta presencial não será obrigatória e os alunos que não aderirem continuarão recebendo o ensino de forma remota. Já o Paço são-bernardense não confirmou se continuará a oferecer o ensino a distância para famílias que não se sentirem seguras para retornar.

Em São Caetano, a volta acontece a partir de amanhã e de forma gradual na rede municipal – escolas do Estado e as particulares podem receber 100% dos estudantes. De acordo com a Prefeitura, neste momento as salas vão receber apenas 50% dos estudantes e a decisão é facultativa aos pais. Por enquanto, o retorno é apenas para alunos dos grupos 4 e 5 da educação infantil, ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Secretaria de Educação promete divulgar calendário de retorno das demais etapas e modalidades (ensino fundamental 2, ensino médio e turmas iniciais da educação infantil) nos próximos dias.

Em Diadema, as escolas municipais vão receber apenas 25% dos estudantes no retorno, a partir de hoje. Colégios estaduais e particulares podem retomar com 100% de frequência dos alunos. De acordo com a Prefeitura, os responsáveis podem decidir se enviam ou não os filhos neste momento.

Outra cidade que optou por retorno gradativo dos alunos é Ribeirão Pires. As escolas vão receber estudantes a partir dos 3 anos e em dias escalonados. Matriculados no ensino infantil e fundamental 1 (1° ao 5° ano) terão aulas apenas de segunda a quarta-feira. Já o ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) terão aulas em dias alternados. Assim como nos outros municípios da região, as escolas estaduais e particulares têm autonomia para a retomada integral dos estudantes matriculados.

Mauá e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento desta edição.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a rede municipal de ensino da região conta com 645 escolas, 200 mil alunos matriculados e 13 mil professores, além de outros 9.000 profissionais da educação. “O avanço na vacinação e a melhora nos indicadores da pandemia possibilitam a retomada das aulas presenciais. A abertura das escolas nessas condições vai contribuir para garantir a aprendizagem e a manutenção da segurança física e mental de crianças e jovens”, afirmou o prefeito de Santo André e presidente do colegiado, Paulo Serra (PSDB). 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;