Internacional Titulo
Iraque quer eliminar armas no Oriente Médio
Por Das Agências
11/02/2002 | 14:17
Compartilhar notícia


Um jornal iraquiano solicitou nesta segunda-feira à ONU para agir no sentido de fazer do Oriente Médio uma área isenta de armas de destruição em massa, incluindo Israel, apresentado como a potência nuclear da região.

"Iraque é a favor da eliminação das armas de destruição em massa do conjunto da região do Oriente Médio e pede ao conselho de segurança conseguir esse objetivo", escreve o jornal As Saura, órgão do Partido Baas, no poder em Bagdá.

Uma iniciativa nesse sentido "é tranquilizadora para todas as partes, que deixarão de pensar em produziu ou adquirir esse tipo de arma", diz o jornal, que reclama a aplicação da resolução 687 da ONU, que estabelecia as condições de cessar-fogo na guerra do Golfo em 1991.

Mas, o jornal considera que esse projeto é freado por Israel, que dispõe de 200 ogivas nucleares segundo fontes ocidentais e que se nega, com o apoio dos Estados Unidos, a se submeter a um controle internacional.

"Estados Unidos querem assegurar à entidade sionista a hegemonia militar na região, como tenta impor sua hegemonia militar no mundo", escreve As Saura.

O jornal reitera que o Iraque já não possui armas de destruição em massa como afirmam os Estados Unidos, que suspeitam que o Iraque reconstituiu seu arsenal militar aproveitando a ausência dos inspetores de desarmamento da ONU e reclamam seu regresso ao país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;