Setecidades Titulo Medo da Covid
Docentes temem contágio com retomada de atividades

Aulas na rede pública estão previstas para março, mas professores já retornaram às unidades escolares

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
04/02/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Cinco das sete cidades do Grande ABC devem retomar em 1º de março as atividades presenciais nas escolas públicas – São Caetano liberou as aulas nas unidades a partir de 8 de fevereiro e Rio Grande da Serra ainda não tem previsão para o retorno –, mas os professores da rede estadual já estão realizando, desde 1º de fevereiro, atividades de planejamento e capacitação nas escolas onde atuam. Essa retomada tem preocupado os docentes pela maior exposição ao novo coronavírus, tanto na interação com os outros profissionais quanto no trajeto de ida e volta.

Professores de Diadema relatam que parte das atividades consiste em assistir materiais gravados pelo Centro de Mídias SP, plataforma lançada no início da pandemia para aulas a distância, e questionam se isso não poderia estar sendo feito nas residências dos docentes. “Em Diadema o decreto é claro sobre a liberação de atividades presencias apenas em março, logo, isso vai contra a determinação da Prefeitura”, alegou um docente que pediu para não ser identificado.

A coordenadora de polo do Grande ABC, Ariane Aparecida Butrico, afirmou que a presença dos professores nas escolas não fere os decretos, uma vez que não estão sendo ministradas aulas, apenas realizadas atividades administrativas e de planejamento. A coordenadora não esclareceu por que o planejamento não pode ser feito apenas de forma virtual e garantiu que todas as medidas de segurança, como distanciamento e higienização das mãos dos docentes e funcionários, estão sendo tomadas, conforme orientação da Seduc (Secretaria Estadual de Educação).

As aulas on-line da rede estadual começam dia 8 de fevereiro e as presenciais, mescladas com atividades remotas, em 1º de março, com 35% dos alunos. Serão criadas turmas e os alunos irão uma ou duas vezes por semana à escola, dependendo da demanda das famílias, que serão previamente consultadas.

CASO CONFIRMADO
A diretora da EE (Escola Estadual) Maurício de Castro, na Vila São Pedro, em São Bernardo, Leonor Ferreira da Silva, foi afastada na semana passada por suspeita de Covid-19. A contaminação foi confirmada ontem. Segundo relatos, a profissional estava com tosse e vários funcionários tiveram contato com ela, mas nenhum outro servidor foi afastado.

Ariane confirmou que a diretora está contaminada, mas afirmou que o contágio não ocorreu em ambiente escolar, e que a servidora pública foi afastada ao primeiro sinal da doença, não tendo contato com outros funcionários. A coordenadora não soube informar quantos profissionais da rede estadual de educação no Grande ABC já foram diagnosticados com Covid-19.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;