Economia Titulo
Quatro milhoes de contribuintes entregaram declaraçao do IR pela internet
Por Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 15:29
Compartilhar notícia


Até às 12h desta segunda , 4,271 milhoes de contribuintes haviam entregue sua declaraçao do Imposto de Renda da Pessoa Física 2000 pela Internet. O prazo se encerra na próxima sexta-feira, dia 28, e a expectativa da Receita Federal é receber 12 milhoes de declaraçoes.

A cinco dias do encerramento, portanto, 7,3 milhoes de pessoas ainda nao acertaram as contas com o Fisco. "Até agora, o volume de entrega de declaraçoes está 56% acima do ocorrido no mesmo período do ano passado", disse o coordenador do Programa do Imposto de Renda, Luiz Carlos Rocha de Oliveira. "Isso significa que há mais contribuintes entregando a declaraçao mais cedo, embora a maioria ainda deixe para os últimos dias." Para quem gosta de adiar o compromisso ao máximo, Oliveira lembra que neste ano, possivelmente nenhuma divisao da Receita fará plantao para receber as declaraçoes em papel ou disquete depois das 18h00 de sexta.

Embora a decisao caiba a cada delegacia do órgao isoladamente, é improvável que os horários de atendimento sejam prolongados, pois os fiscais da Receita estao em greve e vêm promovendo paralisaçoes em períodos curtos desde o final de março. "Horário especial de atendimento e paralisaçao nao combinam", brincou Oliveira. Ele informou, ainda, que a Receita nao está orientando bancos e correios a prorrogar seu horário de funcionamento na sexta.

No endereço da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), as declaraçoes serao recebidas somente até às 20h do dia 28. Oliveira garantiu que os computadores do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) têm condiçoes de receber simultaneamente grande volume de declaraçoes. "Mas o contribuinte que deixar para os últimos minutos poderá ter problema de congestionamento em seu provedor", alertou.

"Além disso, há sempre risco de ocorrer um vírus, ou uma falha no equipamento, por isso nunca é recomendável deixar para o prazo final." A multa mínima para quem entregar a declaraçao fora do prazo é R$ 165,74, se o contribuinte nao tiver saldo de IR a pagar, ou 1% ao mês ou fraçao, calculado sobre o saldo do imposto devido. O primeiro lote de restituiçoes será pago no dia 15 de junho. Será dada prioridade às declaraçoes entregues pela Internet, por ordem de chegada. Neste ano, pela primeira vez, a Receita creditará as restituiçoes diretamente na conta corrente do contribuinte, desde que o número tenha sido informado na declaraçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;