Setecidades Titulo
Mais de 5 mil prestam homenagem a Santo Expedito
Por Angela Martins
Especial para o Diário
20/04/2006 | 08:02
Compartilhar notícia


O dia de Santo Expedito, o santo das causas urgentes, foi comemorado quarta-feira por mais de 5 mil fiéis em todo Grande ABC. Os devotos visitaram as igrejas dedicadas ao santo nas cidades de Mauá, Santo André e São Bernardo. No Jardim Itapark, em Mauá, 2,5 mil pessoas passaram pelo Santuário de Santo Expedito, onde missas foram celebradas de hora em hora.

“Geralmente as pessoas fazem pedidos que envolvem situações de emergência, como emprego, saúde”, explica o padre Antônio Elias de Moraes Neto, há 10 anos responsável pelo santuário. A partir das 9h, foi partido o tradicional bolo, de 200 quilos – cada pedaço foi vendido a R$ 1. Às 19h, uma procissão arrastou cerca de 3 mil pessoas. As atividades foram encerradas com uma queima de fogos.

O fiscal Marcelo Pereira dos Anjos, 36 anos, mora em Santo André mas optou pelo Santuário de Mauá. Como faz todas as quartas-feiras, foi até o local para agradecer ao santo as graças recebidas ao longo do ano. “Minha mãe foi operada recentemente do coração. Pedi pela sua saúde e fui atendido. Agora ela está muito bem”, afirmou o devoto.

E há quem aproveite a data para complementar o orçamento. Pelo terceiro ano consecutivo, Suzana José Matias, 43 anos, vende rosas feitas de tecido na porta do Santuário de Mauá. As vendas são boas, mas não constituem o único motivo para tirá-la de Itapecerica da Serra, onde mora. “Sou super devota de Santo Expedito. Tenho minha casa graças a ele”, revela.

História – Segundo a tradição católica, Expedito era um legionário romano que cuidava das fronteiras do império, na região da Armênia, entre os séculos 3 e 4. Como o império estava em decadência, muitos dos soldados se converteram ao cristianismo, o que desagradou ao imperador romano, que queria ser cultuado como um representante dos deuses. O soldado Expedito não concordou e foi morto no dia 18 de abril. O dia 19 é celebrado pela Igreja Católica como o nascimento para a vida eterna do santo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;