Setecidades Titulo Violência
Preso acusado de sequestrar médico da UBS Jd.Oratório

Vítima ficou detida dentro do próprio carro em estacionamento de shopping, em Mauá

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
31/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Polícia Civil da Delegacia Sede de Mauá prendeu um dos responsáveis pelo sequestro relâmpago de médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Oratório. O profissional – cujo nome foi preservado – foi vítima de Pedro Henrique Silva de Lima, 22 anos, e mais dois suspeitos ainda foragidos – um deles já foi identificado pela polícia –, no último dia 22.

De acordo com o depoimento do médico, ao voltar do horário de almoço parou seu carro no estacionamento do local de trabalho e, antes mesmo de desembarcar, foi abordado por um rapaz armado que ordenou que ele fosse para o banco traseiro. Outros dois criminosos entraram no veículo e um deles assumiu a direção. O profissional da saúde, que teve de ficar de cabeça baixa, foi ameaçado e obrigado a entregar seus pertences. Os criminosos fizeram o médico abrir o aplicativo bancário no celular para que pudessem ver a quantia financeira disponível e pediram as senhas dos três cartões que tinha.

Os bandidos o levaram para o shopping da cidade, no Centro. Enquanto dois deles ficaram com o profissional retido no veículo, Lima foi fazer compras com os cartões da vítima. Os seguranças do shopping desconfiaram dos três homens no carro e passaram a fazer rondas nas proximidades. 

Os dois sequestradores ligaram para Lima e pediram que “retornasse rápido”. Passados 15 minutos, fugiram. Lima ainda estava nas lojas, nas quais gastou R$ 10 mil.

A vítima relatou aos seguranças o ocorrido e foi até a delegacia sede prestar depoimento. Durante a investigação, a polícia identificou, por meio do extrato bancário, as lojas em que o sequestrador utilizou os cartões do médico. Por meio de imagens do circuito de segurança do shopping, Lima foi reconhecido. Com mandado de busca e apreensão, o jovem foi encontrado em sua casa, no Jardim Zaíra, também no município.

O acusado foi detido na noite de quinta-feira, dormiu no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André e na manhã de ontem foi levado à Delegacia Sede de Mauá para reconhecimento pessoal – o fotográfico já tinha sido feito pela vítima, que reconheceu com “absoluta certeza” o criminoso.

Durante interrogatório, acompanhado por dois advogados, Lima confessou a participação no sequestro. Até o fechamento desta edição, a equipe de investigação estava em busca dos outros dois criminososos.

De acordo com depoimentos colhidos pela equipe de reportagem do <CF52>Diário</CF>, o Jardim Oratório é apontado como local de alto índice criminal. Motoristas de aplicativo, por exemplo, evitam o local por medo de assaltos.

“Não dá para entrar lá no Jardim Oratório. Somos (motoristas de aplicativo) assaltados antes mesmo de chegar lá dentro (da comunidade)”, relatou um motorista de aplicativo, que disse já ter sido vítima de assalto no bairro e que, por segurança, preferiu não se identificar.

Questionada, a Prefeitura informou que tem dado apoio a ações de combate à criminalidade realizadas pela Polícia Militar. Também disse que “algumas medidas estão sendo tomadas para evitar as ocorrências em diversos bairros de Mauá, como invasões a equipamentos públicos, reforçando a ação da GCM (>Guarda Civil Municipal) em locais de maior incidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;