Memória Titulo
Grrr!... Hoje tem o Festão do Baraldi em São Paulo

Marcio Baraldi, o menino da Vila Bastos, irmão do quase sério Roberto Baraldi (ex-Diário), faz a festa do rock em quadrinhos no Ibirapuera

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


"Este livro é dedicado ao bom e velho ABC paulista, onde me (trans)formei...e às ruas de Santo André, onde aterrissei!".
Marcio Baraldi

* * *

Marcio Baraldi, o menino da Vila Bastos, irmão do quase sério Roberto Baraldi (ex-Diário), faz a festa do rock em quadrinhos neste sábado, no Ibirapuera, com o lançamento do livro Vale Tudo e do boneco do Ginho, o ET de Varginha. Haverá show com as bandas Exxótica e Baranga, entrega do disco de diamante para o game do Roko-Loko, entrega do Prêmio Bigorna para os melhores do quadrinho de 2008. Num telão, clips do rock, com o DJ Adriano Coelho. Numa barraca, venda de gibis (baratinhos). Por todo o espaço, refrigerante, vinho, salgadinho e gibi na faixa.

Pode parecer que a coluna Memória de hoje saiu dos eixos e enveredou pelo futurismo. Mas só vendo o livro Vale Tudo - que recebemos na faixa e antecipadamente - para observar que Marcio Baraldi, misto de cartunista, humorista, jornalista e outros ‘istas' mais - é um reconstrutor, à sua maneira, da história brasileira e mundial. Claro que para os menos avisados ele dá um nó na cabeça.

A primeira história versa sobre a Família Sagrada. Tudo dentro dos conformes e como Marcio assistiu nas missas de São José Operário. Só que no terceiro quadrinho... o pau quebra, mas o final é feliz.

Na segunda história, a formação do mundo, segundo o autor: "Era uma vez um macaco que decidiu evoluir (ele andava com a cabeça cheia de besteiras)"...

Na terceira história, o Marcio Baraldi feminista, que proclama: "O planeta é das mulheres", com a presença inesperada de Margaret Thatcher, apresentada por Baraldi aos leitores mais novos: "(...) primeira-ministra da Inglaterra nos anos 80. Uma espécie de ‘Bush' de saias".

Tem a história da natureza morta (de verdade), o doce menino que foi pedir bom princípio de Ano-Novo - e se transformou em trombadinha, a greve total - inclusive dos pássaros, que colocam os "humanos" na gaiola.

São 50 páginas com os quadrinhos mais revoltados do mundo, e muito bem sintetizados na capa do álbum-revista. Imaginem, então, a festa de hoje à tarde.

FESTÃO DO BARALDÃO - Hoje, dia 29, das 14h às 19h, no Bar Blackmore: Alameda dos Maracatins, 1.317, atrás do Shopping Ibirapuera. Entrada franca. Visitem os sites: www.operagraphica.com.br e www.marciobaraldi.com.br.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Grandes momentos do esporte. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A história das primeiras emissoras de rádio de São Paulo (4º de uma série de cinco programas). Blota Junior fala da Rádio Cosmos, de São Paulo, cujo elenco integrou no final da década de 1930. Edição e montagem, Amauri Rodelli; assistente de produção, Débora Raposo; produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Uma conversa com o jornalista Eduardo Fenianos, que conta a história das estradas brasileiras, o que inclui o Caminho do Mar e a Via Anchieta. Em pauta, também, o preço dos pedágios e a privatização das nossas rodovias. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h, com reprises às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 2h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Ronnie Von, A Praça (Carlos Imperial); Erasmo Carlos Gatinha Manhosa (dele e do Roberto); Wanderley Cardoso, O Pic-Nic (Mário Faissal). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 29 de novembro de 1978

Manchete - Novo decreto sobre poluição aumenta valores da multa

Editorial - A nova LSN, como Geisel quis

Política - Prefeito Dorival Rezende, de Mauá, rebate acusações dizendo que são falsas.

Mauá - Comércio inaugura decoração natalina sem apoio da Prefeitura.

Educação - Instituto Américo Brasiliense realiza palestras para integração dos alunos.

Trabalho - Faltam serventes para a indústria da construção.

EM 29 DE NOVEMBRO DE...

1868 - Os encouraçados (navios) Bahia e Tamandaré e os monitores Alagoas e Rio Grande bombardeiam Assunção, na Guerra do Paraguai.

1953 - Santo André realiza os festejos do Padroeiro da Cidade, com a inauguração das novas instalações da Igreja Matriz e do Hospital Municipal. Prefeito Fioravante Zampol recepciona o governador do Estado, Lucas Nogueira Garcez, e o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta.

SANTOS DO DIA

Brás de Véroli, Demétrio, Iluminada, Paramão e Saturnino.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

SANTO ANDRÉ
LAURA ZUIM ZARATIME, 69. Anteontem. Cemitério Santo André.
JOSÉ RABELO, 82. Anteontem. Cemitério de Reginópolis (SP).
SILVIO RODRIGUES COSTA, 75. Anteontem. Cemitério Curuçá.
JOSÉ ABRANCHS, 61. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
DIRCE PRADO, 83. Anteontem. Cemitério Vila Pires.
ARMINDA FURTADO FERNANDES, 76. Anteontem. Cemitério Vale dos Pinheirais, Mauá.
DIVINA ROBERTI RIBEIRO, 84. Anteontem. Cemitério Vale dos Pinheirais, Mauá.
ÂNGELO COPEDE, 75. Anteontem. Cemitério Vila Pires.
PEDRO CORREA, 83. Anteontem. Cemitério Curucá.
RAFAEL RATAMERO, 88. Anteontem. Cemitério das Lágrimas, São Caetano.
ANTONIO GILBERTO AIELLO, 66. Anteontem. Cemitério Assunção.
ROSA TEODORA DA SILVA, 60. Anteontem. Cemitério Curuçá.
NARCISA GUILHEN DE SOUZA, 87. Anteontem. Cemitério Assunção.

SÃO BERNARDO
JUAN GONZALEZ GARCIA, 55 Anteontem. Cemitério Vila Euclides.
VALDECI TELES CAVALCANTI, 61 Anteontem. Cemitério Paulicéia.
JOSÉ GOMES DOS SANTOS, 43 Anteontem. Cemitério Bairro dos Casa.
EVA GRAUER HENRIQUE, 86 Anteontem. Cemitério Vila Pires, Santo André.
OLIMPIO LAURINDO DE TORRES, 84 Anteontem. Cemitério Parque do Carmo, São Paulo.
ENEDINA SANTOS FUMANI, 80 Anteontem. Cemitério Vila Euclides.
ROSA BARBOSA DE OLIVEIRA, 79 Ontem. Cemitério Paulicéia.
JOSÉ DE BRITO BEZERRA, 69 Ontem. Cemitério Vale da Paz, Diadema.

DIADEMA
MANOEL NERIS DE QUEIROS, 74. Anteontem. Cemitério Vale da Paz.
VANDERLINO DOS ANJOS, 50. Anteontem. Cemitério Municipal.

MAUÁ
JOSEFINA EVANGELISTA GOMES, 44. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;