Cultura & Lazer Titulo
'... em Caso de Incêndio?' retrata mundo dividido
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
21/06/2003 | 17:00
Compartilhar notícia


Berlim é o contexto espacial do filme alemão O que Fazer em Caso de Incêndio?; quanto ao tempo, situa-se num intervalo de 15 anos, entre 1987 e a atualidade. Presume-se então que será dada atenção à queda do muro que até 1989 dividiu (simbolicamente) a política do mundo em oriente e ocidente. Gregor Schnitzler, o diretor do longa que estréia nesta semana em São Paulo, vai direto ao assunto sem perder de vista o humor.

Ao oeste do muro, o capitalismo; ao leste, o socialismo; e ao centro, o anarquismo fluente na vida de seis amigos que vivem em comunidade num edifício em Berlim nos anos 80. Fazem do convívio uma versão doméstica e modesta da Comuna de Paris – movimento a partir do qual a população adotou, durante poucos dias de 1871, um governo cooperativista na capital francesa.

A vida em comum dessas seis pessoas terá duração tão longa quanto os blocos que sustentam a Alemanha repartida. Antes de tomar cada um o seu rumo, farão uma última ação conjunta: instalar uma bomba dentro de uma vistosa mansão. Ela, entretanto, não explode como previsto.

Quinze anos depois, duas pessoas são feridas pela detonação da arma. A polícia começa a investigar. Um reencontro de todos é necessário, para bolar uma estratégia que interfira no trabalho de busca por provas.

Está tudo mudado e somente dois integrantes do sexteto ainda têm na cabeceira os textos de Bakunin e Proudhon (idealizadores teóricos do anarquismo). Os outros são agora publicitários ou promotores, portanto renderam-se às hierarquias antes combatidas.

Difícil será conciliar a diversidade de agora, entre os que cultuam com fervor os logotipos de empresas e os que os desconjuram como representações demoníacas do consumo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;