Automóveis Titulo
Sistema para prevenir acidentes
Por Do Diário do Grande ABC
15/08/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


A Nissan desenvolveu um carro-conceito com características preventivas para impedir que motoristas dirijam alcoolizados e, dessa forma, evitar acidentes.

O automóvel possui sensores de odores nos bancos dianteiros que identificam níveis de álcool, além de um detector na alavanca do câmbio, que mede a transpiração da palma da mão do condutor.

Se o sistema perceber sinais de embriaguez, emite um alerta sonoro ao mesmo tempo em que aperta com certa pressão o cinto de segurança do motorista. A ignição é cortada para impedir que o motorista dirija alcoolizado.

A tecnologia ainda é capaz de monitorar o comportamento do veículo, avaliando se permanece em trajetória retilínea.

Ainda não há um prazo específico para o lançamento de algum modelo equipado com a tecnologia, mas a Nissan pretende usar o sistema para diminuir em 50% o número de vítimas em acidentes que envolvem seus veículos até 2015 (em comparação aos dados de 1995).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;