Cultura & Lazer Titulo
7º Animabc celebra a imigração japonesa
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
05/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Neste final de semana, a cultura japonesa invade São Caetano. Neste sábado e neste domingo, a cidade cede espaço para a 7º edição do AnimABC, que pela primeira vez ocorre na universidade Faenac.

O evento junta em um único local diversos elementos tipicamente orientais, como animes, mangás, a música e a culinária. “Não é um evento somente de animes a mangás, mas sim um evento multicultural”, explica o diretor de comunicação do AnimABC, Átila Cumagai.

Este ano, a festa tem como tema os 100 anos da imigração japonesa. Mas a proposta da organização é trazer um ponto de vista diferente do que tem se falado sobre a comemoração. “Falaremos sobre o centenário da imigração, mas o viés do evento será mostrar o lado jovem dos japoneses”, afirma Cumagai.

Haverá uma exposição especial com diversos itens cedidos pelo Consulado Geral do Japão. O público poderá participar de concurso de Animeke – um karaokê com canções temas de animes – e dançar o ParaPara, ritmo que é a nova sensação entre os jovens do outro lado do mundo.

Seriados japoneses e desenhos animados serão exibidos em dois auditórios disponibilizados pelo local. Para quem deseja aprender ou desenvolver o seu talento, uma boa opção é participar das oficinas e workshops de mangás.

Atrações - Um dos principais momentos da festa é o Concurso Cosplay, cujos concorrentes se apresentam fantasiados como personagens de filmes, animações, games e outros elementos da cultura pop. “É bem legal. Eu sempre vou vestido e o pessoal tem gostado”, diz o analista de call center Caio Guariento, que, assim como nos anos anteriores, irá se fantasiar de Gene Simmons, baixista da banda Kiss. Ele e seus amigos de Ribeirão Pires já estão com os ingressos em mãos e prontos para mais uma participação.

Além da competição aberta ao público, o AnimABC 7 sediará uma das semifinais brasileiras do WCS (World Cosplay Summit), o concurso do gênero mais importante do mundo, que trará à região cosplayers de todos os cantos do País.

Outro atrativo é a feira de quadrinhos. Serão oito lojas especializadas vendendo cerca de 200 mil produtos com descontos que chegam até 70%. Os videogames também têm seu espaço. À disposição do público, estarão os mais modernos consoles e jogos.

Brinquedos infláveis, um gigante tabuleiro de RPG e um espaço reservado para a Batalha Campal – onde se travam lutas com espadas de espuma e borracha – estarão espalhados por todo o local.

Importância - O AnimABC é bastante esperado na região. “Gosto do evento por ser próximo de onde moro, já que a maioria acontece em São Paulo”, comenta o estudante André Ruiz de Rezende. Morador de São Bernardo, freqüenta a festa desde a primeira edição e já se programou para ir a São Caetano neste final de semana.

Esta será a maior edição do AnimABC, que teve início em 2005. Os 3.500 ingressos antecipados colocados à venda já estão esgotados e estima-se um público de cerca de 15 mil (a última edição contou com a presença de 10 mil pessoas).

A preocupação é para que não ocorra o mesmo problema do ano passado, quando um grande número de pessoas não conseguiu entrar. Para abrigar um público maior, a organização optou pelo espaço da Faenac, quatro vezes maior do que o local da 6º edição.

AnimABC – Neste sábado e neste domingo, Na Faenac – Rua Conceição, 321, São Caetano. Tel.: 4971-0436. Ingr.: R$ 10 e 1 Kg de alimento não-perecível (exceto sal e açucar). Sábado das 11h às 20h e domingo, das 10h às 19h.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;