Internacional Titulo
Riad está disposto a apoiar financeiramente o governo do Hamas
Por Da AFP
19/03/2006 | 14:30
Compartilhar notícia


O chefe da diplomacia saudita, o príncipe Saud Al-Fayçal, afirmou neste domingo que seu país está disposto a apoiar financeiramente um governo palestino dirigido pelo Hamas, e pediu à Europa que não "prive" o povo palestino de ajudas humanitárias.

"O reino sempre apóia a Autoridade e o governo palestinos", declarou à imprensa o ministro, após encontro com o presidente austríaco Heinz Fischer, em visita oficial desde sábado a Riad.

"A vitória do Hamas nas eleições legislativas palestinas organizadas a pedido dos europeus e da comunidade internacional não deve nos levar a suspender nosso apoio financeiro e material ao governo palestino", acrescentou.

Segundo ele, "é preciso respeitar a escolha do povo palestino e não fazer julgamentos políticos precipitados sobre o novo governo local".

Assim, o ministro se referiu aos Estados Unidos e à UE (União Européia), que consideram o Hamas um movimento terrorista e defendem um bloqueio das ajudas concedidas às autoridades palestinas já que o movimento islamita radical não reconheceu Israel e não renunciou à violência.

"Nós desejamos que a União Européia e a comunidade internacional não adotem posições políticas que privem o povo palestino das ajudas humanitárias das quais eles precisam", disse o ministro saudita, destacando que estas assistências ajudam os palestinos a enfrentar as condições difíceis criadas pela ocupação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;