Setecidades Titulo
Entidades promovem eventos na Semana do Excepcional
Livia Filadelfo
Do Diário Online
25/08/2003 | 09:27
Compartilhar notícia


Muitos pensam que as principais reivindicações das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência são por condições especiais de tratamento ou inclusão social. “Na verdade, as reivindicações destas pessoas são as mesmas de todos os brasileiros”, considera o coordenador do Instituto APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, Edgílson Tavares de Araújo. Para ressaltar as necessidades e direitos dos portadores de deficiência mental e mostrar a importância do trabalho das instituições especializadas que os atendem é promovida anualmente, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional do Excepcional, criada em 1964.

Segundo Araújo, “os deficientes querem a garantia de uma educação pública de qualidade, direito a atendimentos públicos na área da saúde, oportunidades de trabalho, remuneração adequada, poder usufruir de lazer, esporte e cultura, ter um sistema previdenciário justo e eficiente e um sistema de transporte de qualidade, entre outros”. Eles esperam ainda, de acordo com o coordenador, antes de serem tratados como pessoas ditas ‘especiais’, serem reconhecidos como pessoas, tendo direito à vida e à felicidade.

Semana - Durante a Semana Nacional do Excepcional, o Instituto APAE-SP realizará o II Encontro de Estudos do Desenvolvimento Humano em Condições Especiais, que tem por objetivo “estimular e facilitar o acesso a informações pertinentes sobre deficiência mental, defender a inserção da pessoa com deficiência em todos os níveis da sociedade e interagir com as políticas públicas”, diz Araújo.

Em São Bernardo, a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) promoverá a apresentação de dança 'Um espetáculo que merece aplausos antes de começar', em comemoração à Semana do Excepcional e ao aniversário da cidade.

A apresentação, que será realizada no dia 28, faz parte do projeto Avape na Dança e terá como tema central a História de São Bernardo. O objetivo do projeto é proporcionar às pessoas com deficiência e carentes sociais da entidade a potencialização de seus talentos e habilidades, através de técnicas terapêuticas e da arte.

Instituto Apae - II Encontro de Estudos do Desenvolvimento Humano em Condições Especiais. Mais informações e inscrições pelos telefones (11) 5080-7007 e 5080-7031 ou pelo site da APAE. Valor da inscrição: R$ 60 e R$ 50 (para estudantes e profissionais de APAEs)

Avape - 'Um espetáculo que merece aplausos antes de começar'. Dança. Dia 28 de agosto, às 19h30, no Teatro Cacilda Becker - Praça Samuel Sabbatini, s/nº (Paço Municipal de São Bernardo). Lugares limitados. Reservas pelo telefone (11) 6693-1533.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;