Política Titulo Mauá
Para Atila, PPP da Sama é ‘prematura’

Ex-dirigente da autarquia de Mauá acusa falta de debate popular; Edílson descarta impasse com aliado

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
15/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O deputado estadual eleito e ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) Atila Jacomussi (PCdoB) classificou como “prematura” a PPP (Parceria Público-Privada) que privatiza os serviços de distribuição de água, lançada semana passada pelo prefeito Donisete Braga (PT). O processo gerou incômodo ao clã Jacomussi, que comanda a autarquia desde o começo da administração petista, em 2013. Secretário de Governo e mentor da PPP, Edílson de Paula (PT) destacou ter cumprido legalidade e descartou impasse com aliados.

“O edital da PPP está sendo feito de forma prematura. A Sama foi criada por iniciativa popular, por vontade do povo. Teria de ter discutido mais com a população, que não sabe o que é uma PPP, pensam que a autarquia está sendo vendida. A sociedade civil organizada, os movimentos sociais e os vereadores não foram ouvidos”, argumentou Atila.

De fato, a implementação do processo teve a discussão aberta a populares uma única vez, em novembro, com audiência pública para apresentar minuta do projeto. Donisete lançou a PPP com o argumento de atrair investimentos na ordem de R$ 153 milhões para recuperar a rede de água, que apresenta perdas de 46%.

“Desconheço a informação de 46% de perda de água. Quando deixei a autarquia (no fim de março) tinha 35% de perdas. Foram feitos investimentos de macromedidores de vazão, para identificar a quantidade e os locais de vazamentos”, contestou Atila.

Edílson destacou ter formatado a PPP com abertura de manifestação de interesses de empresas, acolhimento de projeto e audiência pública. “O conselho de parcerias é montado pela Prefeitura, chamamos funcionários da Sama quando foi necessário e eles aceitaram o estudo e o edital. Não há nenhum boi na linha. O acordo político com os Jacomussi será cumprido”, rebateu o petista.

Com a finalização da PPP, a Sama será reformulada. Terá a responsabilidade de fiscalizar os serviços da contratada ao longo de 30 anos e poderá ganhar novas atribuições, como coleta e destinação de lixo. “Vamos discutir qual será o papel da autarquia depois da assinatura do contrato. Funcionários não serão demitidos”, explicou Edílson.

Atila contestou a falta de informações sobre o futuro da autarquia. “A Sama foi criada porque a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa de capital misto, prestava um serviço ruim. Não estamos voltando para trás? E a dívida (cerca de R$ 1 bilhão), a empresa vai assumir?”, indagou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;