Cultura & Lazer Titulo Para a família
Luz e sombra para brincar
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
17/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Para complementar a viagem sensorial promovida pelo universo Bressoniano proposto nos eventos descritos acima é recomendável um passeio pela mostra "Sombras e Luz", aberta nesta semana no Sesc Pompéia, com entrada franca.

A idéia é proporcionar uma experiência lúdica e divertida, que deve agradar em cheio as crianças.

Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais.

Há diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.

O coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo é levar a divulgação científica aos jovens. "Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa' tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português."

Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras.

Na versão brasileira há mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França.

A visitação é de terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;