Política Titulo HORÁRIO ELEITORAL
Prefeituráveis evitam embate

No rádio, Reali e Maridite focam propostas; Buiú mescla humor com seriedade

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/08/2012 | 07:01
Compartilhar notícia


Três dos seis candidatos a prefeito de Diadema utilizaram ontem, pela primeira vez, o espaço eleitoral gratuito no rádio. Mário Reali (PT), que tenta a reeleição, Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB) e Edvan Rodrigues de Souza, o Buiú (PMN), evitaram ataques e focaram nas propostas aos eleitores. Lauro Michels (PV), Ivanci Vieira dos Santos (PSTU) e Vladão Trombini (PCB) não veicularam propaganda própria.

Líder no tempo de rádio, com 14 minutos e três segundos disponíveis, Reali utilizou o espaço para prestar contas, nos moldes que tem feito nas campanhas de rua. Citou projetos de sua gestão, iniciada em 2009, mas resgatou administrações petistas do passado. Ele também adotou estilo de propaganda política do partido, de contratação de atores para falar sobre as benfeitorias. Em Diadema, o personagem é Seu Menino, retirante nordestino que chegou no município pouco tempo antes de o PT assumir a Prefeitura, em 1983. Ele recorda melhorias nos últimos 30 anos e pede votos para que a legenda continue a administrar a cidade.

Nos três minutos e 40 segundos a que tem direito no rádio, Maridite aproveitou para enaltecer a primeira chapa 100% feminina do Grande ABC, formada por ela e pela professora Isabel Cristina Rosa (PSDB). A tucana destacou a dobrada Saúde/Educação, discorreu que essas serão as áreas prioritárias de seu governo e afirmou que tentará implantar em Diadema mais Cultura e paz.

Humorista do programa A Praça É Nossa, Buiú evitou abusar da comédia na inserção para mostrar que sua candidatura não é de protesto. Mas, em alguns momentos, se escorou no discurso do palhaço Francisco Everardo de Oliveira, o Tiririca (PR), campeão de votos para deputado há dois anos. Em 2010, Tiririca fez sucesso no horário político ao falar sobre o trabalho de um parlamentar federal. "Você sabe o que faz um deputado federal? Nem eu. Vote em mim que eu lhe conto", perguntava o republicano aos eleitores.

Buiú comentou em seu programa que eleitores de Diadema tentam atrelar sua empreitada à de Tiririca. "Muitos me abordam na rua e perguntam: ‘Buiú, você sabe o que faz um prefeito?'", conta o prefeiturável do PMN. Após alguns segundos de suspense, ele responde: "Claro que sei!"

O horário político é transmitido por Nativa FM (95,3 MHz) e Mix (106,3 MHz).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;