Internacional Titulo
EUA querem China na OMC
Por Do Diário do Grande ABC
25/10/1999 | 15:10
Compartilhar notícia


O secretário norte-americano do Tesouro, Lawrence Summers, disse nesta segunda-feira, que a entrada da China na Organizaçao Mundial de Comércio(OMC) seria a melhor maneira de lidar com as persistentes disputas comerciais entre os dois países. De visita à China para discutir temas econômicos e políticos, Summers analisou neste domingo, com o primeiro-ministro Zhu Rongji o pedido chinês de fazer parte da OMC.

Falando a estudantes de Economia e Negócios da prestigiada Universidade Qinghua, Summers reiterou nesta segunda-feira que os Estados Unidos apóiam a entrada da China na organizaçao, contanto que Pequim aceite abrir seus herméticos mercados. Acrescentou que o presidente Bill Clinton pressionará o Congresso para apoiar um acordo, garantindo à China direitos comerciais permanentes a taxas reduzidas. 'Embora ambas as partes tenham preocupaçoes legítimas e reais que devem ser discutidas em qualquer negociaçao sobre a participaçao da China, estamos de acordo que o melhor marco para relaçoes comerciais com a China deve ser o sistema baseado em regras e orientado para o mercado da OMC``, sustentou Summers.

A China necessita da aprovaçao dos Estados Unidos para ingressar na OMC. As negociaçoes pouco avançaram desde que Clinton rejeitou, em abril, uma proposta do premier Zhu para abrir seus mercados. O bombardeio da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte à embaixada chinesa em Belgrado, um mês depois, provocou um sentimento anti-americano na China, que deu força aos opositores do livre comércio e da competiçao estrangeira.

Summers salientou que Washington nao estava pedindo demais no contencioso setor dos serviços financeiros, mas que desejava que Pequim realizasse uma abertura 'prudente, passo a passo, equilibrada`` desse setor a bancos e empresas financeiras estrangeiras. Summers é o mais alto funcionário americano que visita a China desde o ataque à embaixada, no dia 7 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;