Cultura & Lazer Titulo
Hitachi duplica a densidade de armazenamento dos discos rígidos
Da AFP
05/04/2005 | 11:04
Compartilhar notícia


Uma filial do grupo japonês Hitachi anunciou, nesta terça-feira, que criou uma nova tecnologia em disco rígido que permite duplicar a densidade de armazenamento de dados por unidade de superfície.

Ao utilizar um modo de magnetização denominado perpendicular, a filial Hitachi Global Storage Technology informou ter alcançado uma densidade de 230 gigaoctectos de dados por polegada quadrada, o dobro da densidade obtida atualmente com a magnetização longitudinal.

Esta tecnologia vai permitir produzir discos rígidos de 3,5 polegadas de diâmetro, com uma capacidade de armazenamento de 1 Teraoctecto (1 mil gigaoctectos), ou discos de 1 polegada de diâmetro com 20 gigaoctetos de dados, acrescentou a Hitachi.

A gravação perpendicular consiste em magnetizar as partículas que constituem a superfície do disco no sentido vertical e não no sentido horizontal, como é o caso atualmente no modo longitudinal.

Os pólos Norte e Sul das partículas são orientados perpendicularmente à superfície do disco e não longitudinalmente em relação a este.

Este modo de magnetização foi descoberto há mais de um século pelo cientista dinamarquês Valdemar Poulsen, mas desde então não havia sido utilizado comercialmente para os discos rígidos.

A gravação perpendicular é considerada a solução para o limite físico que implica a densidade de gravação no modo longitudinal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;