Cultura & Lazer Titulo
MuBE inaugura mostra de videoarte alema
Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 15:46
Compartilhar notícia


O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) exibe, de segunda (26) a quarta-feira, uma pequena seleçao do melhor da videoarte produzida na Alemanha nos anos noventa. O ciclo, organizado pelo Instituto Goethe e pelo Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe (ZKM), é composta por 15 vídeos representativos da diversidade da produçao alema no período recente. Para completar esse panorama também estarao sendo exibidos no museu uma série de obras realizadas em CD-Rom e para a Internet e será apresentado ao público um catálogo (também em CD-Rom) que faz um apanhado da arte eletrônica realizada no país nas décadas de 60 e 70.

Estao representados nesse catálogo dezenas de trabalhos de pioneiros de várias nacionalidades que trabalharam neste período na Alemanha, transformando o país num dos berços da vídeoarte no mundo, como John Cage, Nam June Paik e Karkeinz Stockhausen. Além, é claro, do artista alemao, Joseph Beuys, um dos grandes responsáveis pelo caráter conceitual e de experimentaçao que continua sendo uma das marcas registradas da arte eletrônica alema.

Segundo o coordenador da divisao de audiovisual do MuBE, Henrique Siqueira, uma das coisas mais interessantes dessa contraposiçao entre a produçao recente e aquela desenvolvida há 20 ou 30 anos é o surpreendente salto evolutivo das tecnologias, que acabaram por alterar profundamente a linguagem contemporânea. "Mesmo assim, a Alemanha ainda é muito marcada pelo vínculo entre conceito e experimentaçao, mais do que os EUA ou o Brasil", ressalta. Entre as grandes mudanças evolutivas estao os instrumentos de animaçao computadorizada, usados para esticar e espremer o corpo humano no vídeo Letzte Lockerung, de Katharina Wibmer, ou os múltiplos recursos de ediçao de imagens.

A montagem sofisticada é o grande atrativo em filmes como "Berlin Retour", de cunho mais ideológico - que contrapoe imagens do período nazista a cenas mais recentes como a queda do muro de Berlim e a imagens do novo projeto arquitetônico e urbano dessa cidade - ou em obras menos narrativas como "Hypnose", uma sucessao de imagens trabalhadas em computador em diferentes velocidades. No entanto, esses recursos sao muitas vezes dispensáveis, como mostra o vídeo "Akt: Inge - für Franz", de Hartmut Jahn. Um dos destaques da seleçao, ele dá voz - e corpo - às preocupaçoes de uma mulher de idade com a sua sexualidade e o seu corpo.

Interatividade - A diversidade é aunda maior no que se refere aos trabalhos que utilizam a Internet e o CD-Rom como suporte, já que essas novas mídias permitem que os autores explorem um campo relativamente recente: o da interatividade. Isso sem deixar de lado as múltiplas influências do vídeo, do cinema, do desenho animado e até da fotografia.

Entre os destaques deste segmento estao o sofisticado desenho e o humor sarcástico de "Troubles with Sex, Theory & History", que só permite que você siga em frente se matar o que nao gosta, como Hitler, ou surreal ambiente de "Nevetian Deer", que parece ter sido tirado diretamente do universo dos quadrinhos e da ficçao científica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;