Economia Titulo
BC confirma queda dos juros e toma recursos a 41,99%
Por Do Diário do Grande ABC
25/03/1999 | 09:50
Compartilhar notícia


O Banco Central confirmou nesta quinta-feira a reduçao das taxas de juros decidida nesta quarta tomando, nesta manha, recursos no mercado overnight a 41,99% até o dia 5 de abril. Nesta quinta, para sinalizar uma taxa definitiva, o BC tomou integralmente o volume de recursos oferecido pelos bancos. Nao há a expectativa de um segundo leilao no mercado overnight durante o dia.

Nesta quarta-feira, inaugurando a autorizaçao dada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) para reduzir os juros sem precisar de uma reuniao extraordinária (mecanismo chamado de "viés de baixa"), o presidente do BC (Banco Central), Armínio Fraga, determinou a diminuiçao do teto para a taxa over/Selic de 45% para 42% ao ano.

A queda, porém, nao é suficiente para ser repassada em cascata ao resto da economia. Assim, as taxas praticadas pelas instituiçoes financeiras no cheque especial, financiamento do cartao de crédito e demais empréstimos ao consumidor - como os crediários - nao devem sofrer reduçoes significativas nos próximos dias. A parte boa da notícia é que o BC iniciou a tao propagada queda gradual dos juros, segundo a qual o país terminará 1999 com taxas nominais abaixo dos 20% ao ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;