Internacional Titulo
Conferência em Praga presta apoio à dissidência cubana
Por Da AFP
17/09/2004 | 14:24
Compartilhar notícia


O chefe de Estado tcheco, Vaclav Havel, ex-dissidente anticomunista, presidiu nesta sexta-feira em Praga uma manifestação de apoio à dissidência cubana. Ele inaugurou uma reunião de cúpula internacional de três dias destinada a apoiar os opositores do regime comunista de Fidel Castro.

O encontro foi batizado ‘Pela democracia em Cuba’, e prossegue até domingo. O evento reunirá cerca de dez ex-chefes de Estado e de governo da Europa e América.

De acordo com Jan Pavelka, porta-voz de uma Ong humanitária tcheca que organiza o encontro, a conferência tem como objetivo "apoiar a oposição democrática em Cuba e as iniciativas a favor do respeito aos direitos do homem".

Sob o impulso de Havel, que passou cerca de cinco anos de sua vida nas prisões comunistas nos anos 70 e 80, a solidariedade com os atuais dissidentes cubanos é particularmente forte neste país da Europa Central. A República Tcheca se desmembrou pacificamente do comunismo no final de 1989.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;