Economia Titulo
Grande ABC tem vocação econômica consolidada
Por Do Diário do Grande ABC
26/08/2005 | 08:27
Compartilhar notícia


Inovação, conhecimento e responsabilidade social. Esses foram os temas que dominaram a festa de lançamento da revista Quem é Quem no Grande ABC 2005, que ocorreu quinta-feira pela manhã na Mansão Padoveze, em Santo André, reunindo mais de 500 empresários e lideranças políticas. Representantes das principais empresas retratadas no ranking foram unânimes em destacar o enorme potencial de desenvolvimento tecnológico do Grande ABC e a qualidade do chamado capital intelectual à disposição do moderno parque industrial regional.

Quem acendeu e estimulou a discussão foi o consultor empresarial e especialista em gestão Valdez Ludwig, uma das atrações do evento e responsável pela bem-humorada palestra sobre a administração moderna das companhias brasileiras. "Inovação e originalidade são ingredientes fundamentais atualmente para uma gestão bem-sucedida. Essas características, aliadas à responsabilidade social, colocam uma empresa em vantagem em inúmeros aspectos na competição."

Para Ludwig, as três características podiam ser observadas na "esmagadora maioria" das empresas listadas pelo Quem é Quem 2005. "Ainda bem o Brasil tem uma região como o Grande ABC, que pensa, pesquisa e evolui. Tem de ter orgulho de seu parque industrial, da riqueza que gera e da capacidade intelectual de que dispõe."

As observações do consultor tiveram a concordância do presidente da General Motors do Brasil, o norte-americano Ray Young. Após receber o prêmio de empresa líder do ranking do Quem é Quem – desbancando a Volkswagen, de São Bernardo, vencedora das cinco edições anteriores –, Young destacou o investimento que a GM fez em pesquisa e desenvolvimento nos últimos dois anos em São Caetano.

A prova disso é que a montadora dobrou o número de engenheiros no período, que ajudaram a finalizar o projeto do novo Vectra, um projeto desenvolvido no Grande ABC e que consumiu R$ 500 milhões em investimentos.

Mais conhecimento – Uma das novidades do ranking e também um dos destaques, a Paranapanema também está no time da inovação e da geração de conhecimento, segundo o diretor financeiro e de gestão do grupo Paranapanema, Luiz Antonio de Ferraz Júnior. Ao centralizar o comando do grupo em Santo André, o executivo afirma que a empresa está cerca de conhecimento, o que é um privilégio. "É a primeira vez que participo do evento, já que a companhia está há pouco tempo como holding (controladora de outras empresas) no Grande ABC. Achei o evento aglutinador das forças econômicas e uma oportunidade para trocar idéias."

Entre as empresas do top 20 do Quem é Quem 2005 – as 20 maiores, que lideram o ranking pelo faturamento –, o exemplo maior de geração e exportação de conhecimento é o da vice-líder Volkswagen, sediada em São Bernardo. O Fox Europa, projeto criado e desenvolvido totalmente no Brasil, é o sucesso de vendas no Brasil e na Alemanha, onde já encosta na liderança do segmento de mercado onde está inserido.

O diretor de assuntos governamentais e jurídicos da Volkswagen, Ricardo Carvalho, afirmou que o desenvolvimento Fox Europa no Grande ABC acabou mudando as próprias características da fábrica em São Bernardo. O projeto do Fox Europa é muito valorizado dentro da unidade da Volks em São Bernardo, que passou por uma grande transformação para desenvolver esse modelo, hoje considerado uma peça importante dentro das nossas exportações."

Para Jeroen Klink, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, o Grande ABC só tem a ganhar ao investir cada vez mais na geração de conhecimento e na produção de produtos de alta tecnologia, com elevado valor agregado. "Essa é uma vocação econômica que a região precisa perseguir. A instalação do call center e do centro de pesquisas da TIM em Santo André é uma aposta de peso de uma grande empresa nas possibilidades e potencialidades regionais."

O secretário ressalta também a chegada da holding do grupo Paranapanema. "A companhia realmente está cercada de conhecimento, pois está em uma região que reúne empresas líderes de mercado em vários setores e que possui muitas universidades, que formam mão-de-obra qualificada capaz de responder às necessidades de mercado", afirma Klink.

Fortalecimento – A edição do Quem é Quem 2005 reforça o prestígio de ser o guia de referência da região. Estar presente nas 76 páginas da revista passou a ser um item cobiçado e até mesmo prioritário para as empresas. "Estou chegando agora e para mim é um orgulho vir na sexta edição, que mostra grandiosidade e reforça a importância da região na economia do país", afirma a nova gerente de marketing do Shopping ABC, Elizabete Henriques.

"Esse é um evento importante para o Grande ABC, pela valorização das empresas", declarou a franqueada da rede de escolas de inglês Yesky by Centro Cultural Americano, Paula Miranda.

Antonio José Monte, presidente da Coop (Cooperativa de Consumo), empresa assídua do Quem é Quem, diz que a revista "tornou-se uma tradição, trazendo mais oxigênio a diversos segmentos produtivos da região, além de divulgar para o país quem são os empresários do Grande ABC e o que eles produzem."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;