Setecidades Titulo
Alunos da FEI participam de competição de robôs
Por Do Diário OnLine
11/09/2003 | 09:20
Compartilhar notícia


O Centro Universitário da FEI, de São Bernardo, participa, entre os dias 12 e 14 de setembro, da 2ª Competição Estudantil Latino-Americana de Robôs em Bauru, interior de São Paulo. O evento será no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A competição reúne robôs que funcionam independente da ação humana, possuem diversos formatos e foram construídos e programados por estudantes de 13 faculdades do Brasil, Argentina, Chile e México.

A FEI participa com robôs em três modalidades: Futebol de Robôs 1 e Futebol de Robôs 2, e Robôs de Lego. Na competição de Lego, os robôs tentam retirar de uma arena a maior quantidade possível de bonecos que representam a equipe, em até 8 minutos.

As regras do futebol de robôs exigem que os "jogadores" tenham a forma de cubo com no máximo 7,5 cm³. Já a competição de Lego permite maior criatividade dos estudantes ao restringir apenas as dimensões máximas nos robôs: 20 cm de altura, 40 cm de comprimento e 24 cm de largura.

Outro evento - Simultaneamente à competição de robôs, o campus da Unesp será sede do 6º SBAI, presidido pelo professor doutor Marcio Rillo, reitor da FEI. Realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), o encontro tem o objetivo de envolver e estimular toda a comunidade científica na área de pesquisa de automação inteligente. O simpósio acontece de 14 a 17 de setembro.

No 6º SBAI, a FEI apresenta dois trabalhos técnicos sobre sistemas e automação inteligentes. O mestre Reinaldo Augusto da Costa Bianchi, professor de Engenharia Elétrica, apresenta no dia 16, às 16h30, o trabalho "Um minirrobô móvel seguidor de pistas guiado por visão local", sobre o projeto de construção de um robô guiado por câmera própria.

No dia 17, às 14h, o doutor Flávio Tonidandel, professor de Ciência da Computação, apresenta o artigo "Improving the planning solution quality by replanning" sobre o planejamento de ações em automação inteligente, que tem co-autoria do professor doutor Marcio Rillo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;