Memória Titulo
A matéria-prima que as colônias produziram

Resana S/A Indústrias Químicas inaugurou o processo de industrialização...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Resana S/A Indústrias Químicas inaugurou o processo de industrialização da Linha Galvão Bueno, em São Bernardo. A empresa foi transferida para o bairro Demarchi no início da década de 1950. Até então, o panorama local lembrava os tempos coloniais, do fim do século 19, quando brasileiros e imigrantes italianos labutavam na terra, produzindo produtos de roça para abastecer os grandes centros, São Paulo, Santos e o nascente Grande ABC.

Logo após a Resana veio a Super, uma fábrica de tintas, construída mais à frente, incorporada pela Suvinil e hoje pela Glasurit.

São Bernardo  contava com outras indústrias modernas, que aos poucos substituíram as pioneiras fábricas de móveis como força econômica. Duas dessas novas indústrias ficavam próximas ao Demarchi, a Brasmotor e a Varam Motores, ambas de 1948. A industrialização ganha perfil definido com a chegada da Volkswagen, em 1957.

A Resana deixou São Bernardo na década de 1980. As enchentes do Ribeirão dos Meninos afetavam a planta na Avenida Maria Servidei Demarchi, 875. Hoje a Resana está em Mogi das Cruzes.

Contas feitas, a Resana tem uma história de 64 anos, pois foi fundada na Capital em 1948. Várias gerações passaram pela empresa da família Orberg. E ninguém esquece. Daí mais um reencontro anual dos antigos funcionários, hoje, em almoço no Restaurante Florestal, perto de onde a Resana funcionou. À frente da promoção, o eterno resanense Paulo A. Pereira.

Rádio 1

Programa Reminiscências, da Rádio Pérola da Serra (87,5 FM), completou nove anos no ar em Ribeirão Pires. À frente, o casal Américo e Lina Del Corto. Sr. Américo, de 91 anos  completados em 23 de setembro. Houve festa nos estúdios.

Rádio 2

Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero celebrou o Dia do Rádio e homenageou os profissionais Salomão Esper, Reynaldo Tavares, Luis Fernando Maglioca, Geraldo Nunes, Inezita Barroso, Vida Alves, Regiane Ritter e Antonio Aguillar, além dos integrantes do Memorial Hélio Ribeiro.

Foi também feito o anúncio que o nome do padre cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, a partir de 7 de setembro,  passou a constar no Livro de Ouro do Panteão Tancredo Neves em Brasília, que homenageia os heróis da Pátria.

O padre Landell inventou o rádio, em 1893, ao fazer uma transmissão experimental com sucesso entre a Avenida Paulista e o Alto de Santana, em São Paulo.

Os profissionais presentes à Cásper Líbero receberam a medalha comemorativa 90 Anos do Rádio oferecida pela Fundação Cásper Líbero por iniciativa do professor Pedro Vaz. 

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
Operários em passeata tomam as ruas centrais de Santo André

SANTOS DO DIA 
Gabriel, Miguel e Rafael
Hoje é a festa dos três arcanjos: Gabriel, que significa Deus é forte ou Aquele que está com Deus; Miguel ou Quem como Deus; Rafael, Medicina de Deus ou Deus cura.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
ILUSTRAÇÃO - Candeia. Início do Cristianismo. Fabricada em barro e procedente das catacumbas de Roma.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 29 de setembro de 1982 - Nº 5018
MANCHETE - Despejo com violência em favela de São Bernardo, no Sítio dos Vianas
SANTO ANDRÉ - Câmara aprova empréstimo de dois bilhões de cruzeiros com o Banespa.
ELEIÇÕES 1982 - Diário abre espaço à plataforma política dos candidatos. Estes são convidados a produzir artigos com as suas propostas. O primeiro a escrever foi Fernando Leça, de São Bernardo, candidato a deputado estadual pelo PMDB: "As reformas educacionais não podem ser impostas de cima para baixo".
EDITORIAL - A face externa do processo de abertura
CUSTO DE VIDA - Veículos já somam 100% de majoração; aluguel de novembro vai ser reajustado em 95,15%.

EM 29 DE SETEMBRO DE...
1962 - Decreto estadual número 40.858 cria o Museu Histórico e Pedagógico Antonio Raposo Tavares, de São Bernardo, que seria instalado nove anos depois.

NAS ONDAS DO RÁDIO
TRIANON AM (740) - UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Quinta Avenida. Hoje - Big band de Charlie Barnet, Sarah Vaughan e Frank Sinatra; amanhã: Helen Forrest, em gravações dos anos 1930 e 1940. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A história da dupla Alvarenga e Ranchinho. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Químicos
429 - Jolisio Paschoal. Natural de Itapira (SP). Residente à Rua José de Alencar, 161. Escriturário da indústria Dal'Mas.
430 - Antonio Viário, 31. Natural de Ribeirão Pires. Residente à Rua José de Alencar, 55. Operário da Dal'Mas.
431 - José Felix da Silva, 33. Natural de Garanhuns (PE). Residente à Rua 10, 467. Operário da Matarazzo.
Fonte: 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE 
Dia do Anunciante, Dia do Professor de Educação Física, dia do Paraquedista e Dia Mundial do Petróleo.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Antenor Vicente Pereira, 72. Natural de Pesquira (PE). Dia 24. Cemitério São Pedro, em Vila Alpina, Capital.
Geraldo Pires, 72. Natural de Andradas (MG). Dia 25. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Emilia Paula do Nascimento, 66. Natural de São José do Rio Pardo (SP). Dia 24. Cemitério Curuçá.
Maria Antonieta da Silva, 51. Natural de Piquerobi (SP). Dia 24. Cemitério Curuçá.
Fabiano Antonio de Oliveira, 26. Natural de Assu (RN). Dia 24. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Raul Gouvea Hummel, 82. Natural de Cambará (PR). Dia 26. Cemitério da Paulicéia.
Antonio Nogueira, 68. Natural de Aroeiras (PB). Dia 25. Jardim da Colina.
Yolanda Gonçalves Leite, 67. Natural de Piraju (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
Deise Gil, 66. Natural de São Paulo (SP). Dia 26. Cemitério Getsemani, Capital.
Terezinha Maria da Silva, 62. Natural de Tupatinga (PE). Dia 26. Cemitério dos Casa. 
José João Gomes Gonçalves, 60. Natural de Portugal. Dia 19. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, Bairro Cerâmica)
Paulo Teste, 88. Natural de Cravinhos (SP). Dia 23.
Angelina Bertoncin, 84. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 22.
Mariano Vieira, 77. Natural de Cambará (PR). Dia 22.

DIADEMA
Jurandir Silva, 50. Natural de Campina Grande. Dia 24, em Santo André. Cemitério Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;