Setecidades Titulo Avenida dos Estados
Excesso de peso provocou abertura de cratera

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Avaliação técnica realizada por equipes do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) aponta excesso de veículos como fator predominante para abertura de cratera na margem do Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados, em Santo André.

Segundo o órgão, o desmoronamento parcial da sustentação do canal, em trecho próximo à UFABC (Universidade Federal do ABC), sentido Mauá, ocorreu em local não canalizado do rio, obra que, inclusive, prefeitos do Grande ABC prometem cobrar do Estado segunda-feira, conforme anunciado ontem pelo Diário.

“As avaliações técnicas mostram que a pista da Avenida dos Estados sofreu um afundamento em decorrência do trânsito pesado. Este afundamento comprometeu uma adutora existente no local, ocasionando vazamento de água que provocou o desmoronamento”, explica, em nota, o órgão estadual.

No momento, profissionais do Daee elaboram “projeto para viabilizar os recursos necessários para intervenção”, a qual deve ser executada somente no trecho atingido. Não existe previsão de custo e início dos trabalhos na área.

Em período de pouco mais de um ano, esta é a segunda vez em que a Avenida dos Estados sofre com o desmoronamento parcial da margem do canal. No entanto, mesmo com o registro desses incidentes, o Daee segue tendo atuação pífia na execução de obras para revitalização do Rio Tamanduateí.

No momento, o órgão estadual afirma estar investindo R$ 2,5 milhões no desenvolvimento de projeto executivo para recuperação de pontos críticos em 16 quilômetros das margens do Rio Tamanduateí, entre a confluência com o Rio Tietê e o viaduto Leste-Oeste e o trecho entre a Avenida Arno e a foz do Córrego do Oratório. Porém, o órgão não detalhou prazo para iniciar as obras ou os trechos que devem receber as intervenções.

Após a situação caótica da Avenida dos Estados se agravar no início deste ano, com a queda de duas pontes, em Santo André, os prefeitos Paulo Serra (PSDB, Santo André), José Auricchio Júnior (PSDB, São Caetano) e Atila Jacomussi (PSB, Mauá) prometem formalizar na segunda-feira pedido ao governador Geraldo Alckmin para ajuda financeira para executar em conjunto obras em toda a extensão do eixo que liga a região à Capital.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;