Memória Titulo Memória
Procura-se uma repórter

A resposta está nas fotos de hoje, da jovem repórter que acompanhou o fotógrafo João Colovatti, ambos conduzidos pelo motorista Zezinho

Por Ademir Médici
15/05/2017 | 07:08
Compartilhar notícia


“Ir à escola no bondinho é uma alegria.” Este foi o título escolhido para a edição de 23 de março de 1972 do Diário da reportagem especial sobre o bondinho da pedreira de Rio Grande da Serra. Mas, quem escreveu a matéria?

A resposta está nas fotos de hoje, da jovem repórter que acompanhou o fotógrafo João Colovatti, ambos conduzidos pelo motorista Zezinho.

A construção da matéria empolgou ao Colovatti, que tirou umas 50 fotos. A matéria, repleta de detalhes, ganhou chamada de Primeira Página e uma página interna inteira.

Mas, qual o nome da repórter? O envelope com os negativos de 1972 só traz o nome do fotógrafo – ‘João’, simplesmente. E, naquele tempo, o Diário não costumava assinar as matérias.

Colovatti partiu, ele que poderia dizer o nome da jornalista. Lembramos do colega Hildebrando Pafundi, que há quatro meses reside em Taubaté, mas que mantém laços muito estreitos com a região. Ligamos para ele:

– Pafa, lembro que entrei no Diário alguns meses depois da publicação da matéria do bondinho de Rio Grande da Serra. E a matéria era ainda comentada. Diziam que foi escrita pela Eid, ou algum nome semelhante. Não seria aquela moça que depois trabalhou na sucursal ABC do Estadão?

Pafundi esforçou-se em lembrar.

– O nome não me é estranho, mas eu ainda não estava na sucursal. Lembro bem da Valdir dos Santos, mas ela veio depois.

Ou seja: temos a matéria, as fotos, a imagem da repórter, o bondinho restaurado e mantido pela Prefeitura de Rio Grande da Serra. Mas ainda não sabemos o nome da repórter, os rumos que ela seguiu. Por onde anda você, menina do bondinho?

Quem sabe até o fim da Semana Rio Grande da Serra 2017 a gente tenha esta resposta. Enquanto isso, por que não reproduzir trechos da matéria daquela que pode ser apontada como uma das últimas viagens do bondinho da Pedreira? Como vocês sabem, esta página é de construção da memória do Grande ABC. E mais uma memória vai-se construindo, sempre contando com a colaboração direta de você, leitor.

LEAD
Um bondinho movido por motor a gasolina é condução e alegria de muitas crianças de Rio Grande da Serra. Ele transporta as crianças da Pedreira e bairros vizinhos ao grupo escolar local. Coisa muito boa para os pais dos estudantes: a administração da Pedreira nada cobra pela condução. Mas o bondinho não serve apenas às crianças; transporta também operários da cidade à Pedreira. As viagens, em número de seis, começam logo cedo, às 6h20, e terminam às 17h30. Há uma única queixa do condutor, Sr. José de Oliveira: o bondinho é pequeno para tanta criança.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 15 de maio de 1987 – ano 30, edição nº 6442
Manchete – Polícia Federal apura fraude em concorrência para construção da Ferrovia Maranhão-Brasília

Em 15 de maio de...
1917 – O comerciante Joaquim de Araujo Rodrigues, de Paranapiacaba, viaja e deixa uma mensagem na imprensa paulistana:
“Tendo de me retirar temporariamente para a Europa, e não podendo despedir-me pessoalmente de meus amigos e fregueses, faço-o por este meio, oferecendo meus limitados préstimos em Portugal, Braga”.
“Deixo como meu procurador e gerente de meu negócio, meu mano Luis de Araujo Rodrigues”.

A guerra. Do noticiário do Estadão: demissão do ministro da Guerra. Motivo: ingerência do conselho dos operários e soldados nos negócios do Exército e Marinha.

Hoje
Dia do Assistente Social
Dia Internacional da Família
Dia do Gerente de Banco

Município paulista
Monte Alto. Elevado a município em 1895, quando se separa de Jaboticabal.

Santos do dia
Isidoro Lavrador (Espanha, Madri, 1070-1130). Camponês. Religioso. Parava o trabalho, rezava o terço e retornava à lide, executando com vigor todas as atividades. Muitos milagres, atribuídos à sua intercessão, são narrados pela tradição do povo espanhol. Em 1622, o papa Gregório XV canonizou santo Isidoro Lavrador, no mesmo dia em que santificou Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Teresa d’Ávila e Filipe Néri.
Fonte e crédito da estampa – Blog: Vida Cristã (Franciscanos)
Cássia
Dionísia
Torquato

Municípios brasileiros
Celebram aniversários neste dia 15 de maio:
Cachoeiras de Macacu (RJ), Cachoeirinha (RS), Caibaté (RS), Congo (PB), Correntina (BA), Cubati (PB);
Humaitá (AM);
Manicoré (AM), Marilândia (ES), Monte Castelo (SC);
Pejuçara (RS), Porto Xavier (RS), Potiretama (CE);
Quixeré (CE);
Roque Gonzales (RS)
Várzea Grande (MT).
FONTE: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;