Cultura & Lazer Titulo
Rodrigo Lessa e os encantos da bandarra e do bandolim
Por Cíntia Banús
Especial para o Diário
19/07/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


O compositor, arranjador e instrumentista carioca Rodrigo Lessa apresenta nesta terça-feira, às 20h, os sucessos do CD No Bangalô da Bandola, no Sesc Santo André. Lessa mostra ao público toda sua habilidade com o bandolim e com a bandarra (guitarra baiana). O pano de fundo é sempre a estética de brasilidade, característica constante em seu trabalho.

O repertório do disco, segundo o músico, "é uma mistura alegre da música do Caribe com a carioca". Estão presentes também ritmos como a salsa cubana, o choro-jazz, os acalantos e sambas-canção. A qualidade vai lá em cima: faixas como Pimenta na Pupila e Lapa y Cuba, por exemplo, podem ter seus arranjos comparados aos do Buena Vista Social Club, projeto que reuniu diversos ícones da música cubana, a exemplo de Chucho Váldez, sob a batuta do guitarrista Ry Cooder.

A produção artística ficou a cargo do violonista Rogério Souza, parceiro de cordas de Lessa há cerca de 15 anos. Os dois integram o grupo Nó em Pingo D'Água, fundado em 1978 e conhecido por ter revitalizado o choro, criando o "choro novo".

Lessa também participa do grupo Pagode Jazz Sardinha's Club, vencedor, em 2004, da categoria instrumental do Prêmio TIM de Música. A trajetória do instrumentista é, no mínimo, invejável. Além de trabalhar em dois dos mais importantes grupos instrumentais do cenário carioca e nacional, também atuou ao lado de gente como Ivan Lins e Guinga.

Esta é a primeira vez que Lessa apresenta seu trabalho solo no Grande ABC. Ele vem acompanhado de Celsinho Silva (percussão), Rogério Souza (violão) e Márcio Huck (cavaquinho).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;