Cultura & Lazer Titulo
Calçada da Fama terá estrela da boneca Barbie
Do Diário OnLine
11/11/2002 | 12:13
Compartilhar notícia


A boneca que mais deu, e dá, lucro no mundo vai virar personagem de Hollywood. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, a Barbie vai ganhar uma estrela na Calçada da Fama.

A cerimônia deve contar com a participação de Barbara Handler Segal, que inspirou a criação do brinquedo em 1959. Ruth Handler foi a empresária norte-americana que desenhou e ajudou a fundar a Mattel, a maior empresa fabricante de brinquedos do mundo.

A Barbie ‘nasceu’ escandalosamente com busto volumoso, cinturinha de vespa e quadris estreitos –, além de ser um dos brinquedos para meninas mais desejados, é um dos mais badalados ícones da cultura pop mundial e já foi alvo de críticas de parte das feministas.

Ruth revolucionou a indústria norte-americana do brinquedo quando inventou a voluptuosa Barbie como alternativa para as bonecas tradicionais e sem busto que dominavam o mercado até então. O nome Barbie é o apelido da filha da empresária, Barbara. Desde então, estima-se que já foram vendidas cerca de 1 bilhão de bonecas em 150 países.

Por conta das críticas disparadas pelas feministas que atuaram nas décadas de 60 e 70, a Mattel projetou uma grande “reforma” estética e comportamental que resultou na evolução do jeito Barbie de ser. De boneca meramente vestida à moda, passou a representar várias carreiras profissionais, como médica, astronauta, oficial de polícia e, até, candidata a ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;