Economia Titulo
Porto seco poderá montar mercadorias
Por Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
25/11/2000 | 00:13
Compartilhar notícia


As três Estaçoes Aduaneiras do Interior (Eadi) instaladas no Grande ABC devem começar a montagem de mercadorias para exportaçao no primeiro semestre de 2001. As instruçoes normativas 55 e 56 editadas pela Receita Federal em maio deste ano autorizaram as Eadis a montar e acoplar peças industriais dentro da Eadi, eliminando o custo de exportaçao. Os executivos já promovem eventos para atrair futuros usuários, garantem que têm clientes assegurados e prevêem que o novo serviço deverá aumentar o faturamento em 30%. Atualmente, as Eadis apenas armazenam, desembaraçam, etiquetam e paletizam os produtos e agora poderao agregar valor ao serviço oferecendo espaço para a finalizaçao de peças a ser exportadas.

As empresas aguardam apenas a entrega do programa de computador que vai interligar os sistemas de 50 Eadis em todo o país com a Receita Federal, por meio da Associaçao Brasileira das Empresas Permissionárias de Regimes Aduaneiros (Abepra). O software vai controlar todos os processos de importaçao e exportaçao e deverá ser homologado pela fiscalizaçao aduaneira em Brasília (DF) antes de entrar em funcionamento.

Os diretores comerciais das Eadis Santo André, em Santo André, e Agesbec e Integral, em Sao Bernardo, contabilizam interessados no novo negócio. A lista de clientes em cada empresa tem, pelo menos, três nomes sob sigilo. Sávio Pícolo, da Integral, afirma que uma indústria de autopeças pretende movimentar US$ 30 milhoes anuais na montagem de peças dentro da Eadi.

O diretor comercial da Eadi Santo André, Carlos Werneck, prevê que os principais clientes do novo serviço no Grande ABC serao, pela ordem, indústrias de autopeças, eletroeletrônicos e químicas, mas descarta operaçoes muito abrangentes para a indústria automobilística, por exemplo. "Posso ter o começo, o meio ou o fim do processo de montagem de um veículo, mas nunca uma montadora inteira. Além do mais, nao deixaremos de atender aos clientes dos serviços tradicionais", disse Werneck.

A ampliaçao física dos portos secos ainda depende dos contratos a ser firmados com os usuários. A Receita Federal vai obrigar as empresas usuárias da industrializaçao a abrir filiais dentro das Eadis. Em Santo André, a estaçao terá um terceiro armazém de 10,8 mil m² que vai elevar a área útil para 92 mil m². A Integral, de Sao Bernardo, adotou a verticalizaçao do depósito para aumentar a capacidade para 60 mil m². O diretor industrial da Agesbec, Ricardo Drago, disse que vai investir somente depois de concluir as negociaçoes com clientes.

As Eadis preparam pessoal para trabalhar dentro do novo expediente e promovem eventos para estabelecer contato com os clientes. O professor de Comércio Exterior da Universidade Metodista de Sao Paulo, Otto Joao Gustavo Bethke, é um dos coordenadores do seminário Eadis: Plataformas de Exportaçao - Novas Facilidades para Operaçao de Comércio Exterior, que será realizado segunda-feira, na Federaçao das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiep), com a participaçao do vice-presidente da República, Marco Maciel, e do secretário da Receita Federal, Everardo Maciel. Bethke está particularmente interessado no evento porque deve inaugurar em dezembro uma empresa de assessoria empresarial em Sao Bernardo com objetivo de aproveitar os negócios abertos com a industrializaçao das Eadis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;