Economia Titulo
Cresce venda de imóveis usados no Grande ABC; procura por locação cai
Por Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
25/09/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Depois de dois meses em queda, as vendas de imóveis usados no Grande ABC tiveram alta de 0,94% em julho ante junho.

No Estado, o aumento nas vendas acontece pelo quinto mês consecutivo. Em julho, o acréscimo foi de 0,32% na comparação com o mês anterior. Os dados são do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

O principal motivo para a alta nas vendas é o bom desempenho da economia nos últimos meses, de acordo com o presidente da entidade, José Augusto Viana Neto. “A queda da taxa básica de juros (Selic) e o aumento da renda do trabalhador influenciam no crescimento”, afirma.

No entanto, Neto acredita que o aumento poderia ser ainda maior se o governo permitisse o financiamento de 100% do valor da aquisição também para imóveis usados.

Hoje, o incentivo só acontece para casas ou apartamentos novos. Para usados, o financiamento é de 80%.

Aluguel - Na contramão das vendas, o número de locação tanto no Estado quanto na região vem caindo nos últimos meses. Em julho, a redução foi de 0,15% e 2,43%, respectivamente, na comparação com junho.

Os números negativos, de acordo com o presidente, refletem o aumento da procura no período. “Como a renda do trabalhador está em ascensão, a tendência é que as pessoas saiam da periferia e cresça a busca para a locação de imóveis”, diz.

Segundo Neto, 52% de quem aluga moradia atualmente procuram casas ou apartamentos com aluguel em torno de R$ 600, geralmente de dois a três dormitórios. A defasagem de estabelecimentos com o perfil deve ser sanada daqui a um ano. “Há bastante empreendimentos com esse perfil em construção hoje em dia”, completa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;