Internacional Titulo
Exército americano lança míssil no Iraque
Por Da AFP
16/11/2003 | 15:34
Compartilhar notícia


O exército norte-americano lançou neste domingo um míssil guiado contra um esconderijo utilizado pelas forças hostis à coalizão ao norte do Iraque. "Um míssil tático foi lançado ao meio-dia a uma zona de treinamento do ex-governo", situada a 25 quilômetros ao oeste de Kirkuk, disse o tenente-coronel Bill MacDonald. Ele acrescentou que o míssil tinha atingido seu objetivo, uma instalação situada numa ilhota de um rio, o Pequeno Zab.

"Era uma instalação substancial de treinamento, na qual havia dirigentes do deposto regime, provavelmente autoridades médias. Alguns estiveram implicados no financiamento" de ataques contra a coalizão, explicou. Não se sabe porém até agora se houve vítimas ou estragos.

O míssil, dotado com uma ogiva de 227 kg e guiado por um sistema global de posicionamento, foi lançado de Taji, nos arredores de Bagdá, a uma distância de 220 km do objetivo. "É a primeira vez desde o final das principais operações de combate que se utiliza uma arma deste tipo", assinalou MacDonald.

Ele assinalou também que o disparo do míssil marcava o lançamento de uma nova operação no norte e no centro do Iraque por parte da força especial Ironhorse, baseada em Tikrit e que inclui membros da Quarta Divisão da Infantaria.

A operação utiliza forças combinadas, compostas por aviões e helicópteros de combate, tanques e unidades de infantaria, com o objetivo de atacar "os grupos paramilitares, os leais ao ex-governo, os terroristas estrangeiros e outros elementos subversivos", declarou o porta-voz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;