Cultura & Lazer Titulo
Benefícios da Lei Rouanet garantem a obra
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
18/05/2002 | 16:12
Compartilhar notícia


Interdição do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), obras emergenciais, utilização parcial, fechamento e restauração são alguns dos fatos que marcam a história recente da Catedral da Sé. “Faz quase três anos que a igreja está em obras”, disse o arquiteto Paulo Bastos, responsável pelo restauro e recuperação da catedral. Quem executa os serviços é a empresa Concrejato, que contrata para alguns trabalhos especialistas como os da família Sarasá, de São Bernardo, que cuida dos vitrais.

   “Por meio da Lei Rouanet, várias empresas bancam os gastos com a restauração da igreja, um montante de R$ 16 milhões. A previsão de entrega da obra é setembro próximo”, afirmou Bastos. Além do restauro, a Sé contará com a conclusão de partes do projeto original que não foram realizadas (14 torreões, por exemplo) e também com interferências do arquiteto responsável (entre elas, a instalação de um museu que exibirá o acervo artístico da igreja, além de outras atrações).

   “A catedral começou a ser erguida em 1912, em processo que se estendeu ao longo dos anos 10 e 20. O projeto é de Maximiliano Hehl. Em uma segunda etapa foram construídas as duas torres principais, para a inauguração em 1954, que marcou as comemorações do 4º centenário de São Paulo. Como o solo que sustenta o prédio é pouco resistente, se ela tivesse sido erguida de uma só vez teria ruído. Como foi construída aos poucos, foi assentando e permanece em pé”, disse o arquiteto.

   Capacidade para 8 mil pessoas, torres com medida superior a 90m de altura, mais de 100m de comprimento por cerca de 46m de largura são alguns números que dão conta do porte da catedral. “É uma construção gótica, na verdade neo-gótica, por que góticas são as erguidas na Idade Média. No entanto, a igreja tem cúpula, o que é estranho ao seu estilo. Poderia dizer que ela é neo-gótica com pitadas do estilo eclético, por conta da cúpula”, afirmou Bastos.

Sarasá – Os estudos dos Sarasá para iniciar o restauro dos vitrais da igreja começou em 2000. No fim daquele ano eles começaram o trabalho. A conclusão da restauração dos vitrais também ficará para setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;