Política Titulo São Caetano
Salgado ganha dois votos na disputa pelo Legislativo
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
06/12/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Ainda longe de ser definida, a disputa pela presidência da Câmara de São Caetano começou a ter seus primeiros votos declarados. Os vereadores eleitos Edson Parra (PHS) e Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (PDT), se posicionaram a favor de Jorge Salgado (PTB) para comandar o Legislativo no biênio 2013-2014.

O duelo, até então, envolve o petebista e o atual mandatário da Casa, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB). No cenário em que 12 dos 19 parlamentares eleitos para próxima Legislatura são debutantes, renovação virou palavra popular.

Parra e Cidão justificaram a preferência justamente por entenderem que Salgado, apesar de caminhar para o quinto mandato, representa o novo por nunca ter comandado a Câmara. Porém, Parra condicionou o voto à composição da mesa diretora de forma proporcional. "Ele precisa refletir que a eleição também trouxe renovação. Os novos vereadores devem ter espaço na mesa."

O pedetista, que se indispôs com Sidão da Padaria durante a eleição - após tentativa sem sucesso do socialista em anular o uso do apelido que tem a mesma sonoridade, por entender que havia ganho eleitoral - disse que definiu o voto pela antecipação. "Foi o único que se posicionou. Quem chega primeiro bebe água limpa."

Salgado tem buscado apoio entre parlamentares e conta com união dos quatro vereadores do PTB, além de ter simpatia de PCdoB, PT e PPS. "Faremos uma gestão transparente e compartilhada", disse o petebista.

Sidão foi eleito na coligação da prefeiturável derrotada Regina Maura Zetone (PTB) e se desgarrou do bloco durante a eleição para apoiar o prefeito eleito, Paulo Pinheiro (PMDB). O socialista aposta na intervenção do peemedebista para se garantir no cargo. Porém, o futuro chefe do Executivo tem dito que não se envolverá.

Os esforços de Pinheiro estão concentrados na escolha do secretariado. Ele havia prometido anunciar os futuros comandantes de Saúde e Educação nesta semana, mas postergou a indicação dessas Pastas e outras duas para terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;