Política Titulo
Políticos lembram a luta regional de Celso Daniel
Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
17/01/2006 | 08:21
Compartilhar notícia


Quatro anos após a sua morte, políticos do Grande ABC ouvidos pelo Diário destacam a luta de Celso Daniel em prol do desenvolvimento regional. Ex-prefeito e coordenador de Ações Comunitárias de São Bernardo, Maurício Soares (PSB), lembra que o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entidade que congrega os sete prefeitos, foi idealizado por Luiz Tortorello em 1991.

Prefeito de São Caetano falecido em 2004, Tortorello, segundo Maurício, não levou a idéia adiante. Quem deu impulso à entidade foi Celso Daniel, garante. “Até então, a cultura era cada um (prefeito) olhar para o seu umbigo. Ele, ao contrário, tinha um olhar regional que o transformou em um líder. Essa maneira de administrar a sua cidade e, ao mesmo tempo, pensar o conjunto da região, teve continuidade com os prefeitos de São Bernardo (William Dib), São Caetano (José Auricchio Júnior) e Diadema (José de Filippi Júnior)”, afirma Maurício Soares.

Atual presidente da Câmara de Santo André, o vereador Luiz Zacarias (PL) acrescenta que o Celso “plantou uma semente”. “Nunca votei nele, mas sempre respeitei as suas idéias”. Na avaliação de Zacarias, William Dib, presidente do Consórcio, apesar de adversário político do PT, é um líder que mantém a bandeira da unidade regional.

Prefeito de Ribeirão Pires e adversário do PT, Clóvis Volpi também destaca a dedicação de Celso Daniel à causa regional, no entanto, discorda dos dois. “Com o desaparecimento dele, ficou um vazio no Grande ABC que até hoje não foi preenchido. Celso Daniel era um político que conciliava desenvolvimento econômico com justiça social”, observa Volpi.

Outro ex-prefeito de São Bernardo, o advogado Tito Costa destaca a formação intelectual do prefeito. Na sua avaliação, Celso Daniel destoava do PT. “Ele era um político que estava ocasionalmente no PT, pois não se encaixava no perfil do partido. Era um homem correto e preparado para a função pública”, afirma.

Trajetória – Fundador do PT, Celso Daniel elegeu-se prefeito de Santo André pela primeira vez em 1988. Em 1994 elegeu-se deputado federal, mas ficou pouco tempo na Câmara pois em outubro de 1996 foi novamente eleito prefeito da cidade no primeiro turno (recebeu 52,5% dos votos válidos). Em 2000, foi candidato à reeleição obtendo 72% dos votos válidos.

Entre os projetos que desenvolveu, destacam-se o orçamento participativo e parcerias com o Banco Mundial (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos sociais. Em 2002 foi convidado pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva a assumir a coordenação de seu plano de governo na eleição presidencial de 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;