Economia Titulo
Entrevistas de emprego têm 55% de abstenção
Por Humberto Domiciano de Paula
Especial para o Diário
17/03/2007 | 18:44
Compartilhar notícia


O Estado de São Paulo apresentou em janeiro uma taxa de desemprego de 14,4%, de acordo com pesquisa da Fundação Seade. Isso representa cerca de 1,46 milhão de pessoas que não possuem uma ocupação. No entanto, segundo um levantamento feito pela Curriculum, empresa de RH, apenas 45% dos candidatos comparecem até o final das entrevistas de emprego.

As razões podem ser diversas, como explica o presidente da empresa, Marcelo Abrileri. “Às vezes, o candidato tem duas entrevistas no mesmo dia. Entre uma e a outra, ele pode ter arrumado um emprego. Mas há também pessoas que estão pouco qualificadas, que após uma reprovação, ficam com receio de não passar novamente.”

Abrileri acrescenta que o desempregado não deve desistir, pois o período entre janeiro e março apresenta oportunidades de trabalho. “As empresas em geral começam o ano contratando. A busca continua e se intensifica, mas o trabalhador aproveita o período de festas e do Carnaval para descansar. Aqui na Curriculum, contratamos 15 pessoas entre janeiro e fevereiro”, diz o executivo.

Uma das razões para a baixa presença nas entrevistas nos primeiros meses do ano está ligada à idéia de que o País só começa a funcionar depois do Carnaval.

Outro problema apontado foi o aumento do tempo no processo de seleção dos contratados. “A alternativa é chamar mais pessoas. O que acaba aumentando o tempo de seleção e os custos do processo. O índice de presença é sempre aquém do esperado”, reforça Abrileri.

A pesquisa revela ainda que a falta de justificativas para as ausências preocupa os setores de Recursos Humanos. A principal explicação dos candidatos é falta de motivação para terminar o processo. A falta de concentração e empenho no preenchimento de questionários e dinâmicas é um dos fatores apontados para a desistência durante o processo de seleção.

DICAS - O site da Curriculum oferece algumas recomendações para a busca de vagas e para uma boa entrevista. Primeiramente o candidato deve sempre estar atento às oportunidades, principalmente na internet. Ao encontrar a vaga desejada, prestar atenção nos requisitos para o cargo e nas próprias habilidades.

O candidato deve manter também o currículo atualizado e cadastrado em diversos sites. Na hora da entrevista, calma e tranquilidade são fundamentais para uma exposição correta dos conhecimentos. Por fim, o interessado deve demonstrar confiança e segurança durante todo o processo.

Curriculum - www.curriculum.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;