Economia Titulo
Inadimplência cresceu 62%, diz BC
Por Luiz Federico
Do Diário do Grande ABC
15/04/2006 | 08:41
Compartilhar notícia


O volume de cheques sem fundos emitidos em todo o território nacional aumentou 62% em março em relação a fevereiro, totalizando 4,3 milhões de cheques devolvidos.

Em relação a março do ano passado, o avanço foi de 13,68%, de acordo com levtamento realizado pela empresa de consultoria Equifax.

Para o coordenador do Centro de Conhecimento da Equifax, Alcides Leite, o grande aumento do volume de cheques devolvidos deve-se, principalmente, à expansão do crédito bancário ocorrido no período e ao alto grau de endividamento das famílias com compromissos adquiridos via crédito consignado (com desconto em folha), fenômeno marcante nas classes C e D.

Dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) aponta que o crédito consignado com desconto em folha representa mais de R$ 34 bilhões, o equivalente a 46% do crédito pessoal administrado pelas instituições financeiras nacionais - privadas e públicas.

Nos últimos doze meses, o crédito ao consumidor aumentou mais de 69%.

Para Alcides Leite, o quadro da inadimplência deverá entrar em um processo de retração. "O esgotamento da capacidade de contrair dívidas e o crescimento da renda familiar, fruto do salário mínimo maior, devem inibir a expansão da inadimplência ao longo de 2006", prevê.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;