Márcio Bernardes Titulo
O day after

Depois de uma desclassificação em Copa do Mundo é comum começar a caça às bruxas. O vilão da hora chama-se Felipe Melo

Especial para o Diário
04/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Depois de uma desclassificação em Copa do Mundo é comum começar a caça às bruxas. O vilão da hora chama-se Felipe Melo. Não se pode negar que o volante teve muita responsabilidade na derrota para a Holanda. Mas, friamente, não se nega também que foi dele o passe para Robinho marcar o gol brasileiro.

No entanto, a característica de jogo de Felipe Melo sempre foi conhecida. Mais do que isso, comentários foram feitos alertando ao técnico Dunga da temeridade de mantê-lo no time. No Campeonato Italiano ele sempre tomou muitos cartões amarelos e vermelhos.

O lance com Pepe, na partida com Portugal, em Durban, mostrou que cesteiro que faz um cesto faz um cento. Dunga teve de substituí-lo, porque fatalmente ele seria expulso de campo por jogo violento.

Sem querer colocar Felipe Melo na cruz como o único culpado, essa responsabilidade deve ser dividida primeiramente com Dunga e sua comissão técnica.
Outras discussões podem ser estabelecidas. A falha de Júlio César no primeiro gol e a falta de bom posicionamento da defesa na virada holandesa, também devem ser ressaltados.

Além disso, os candidatos a craques da Copa, Robinho e Kaká, no momento que mais se precisou deles, quando era necessário o Brasil ter jogadores decisivos, faltaram a categoria e a liderança.

O tempo vai curar essa ferida do torcedor. E o perigo é não cometer injustiças na caça às bruxas.

Bastidores

Mais do que eliminar a Argentina, a Alemanha humilhou o adversário. Goleada implacável e um show tático de Joaquim Löw em Diego Maradona. A exemplo de Itália, Inglaterra e Brasil, vai embora mais um favorito para conquistar a Copa. E Klose vai chegando perto do seu sonho que é a artilharia de Mundiais.

A partir de agora, eliminado da Copa do Mundo, se saberá a verdade da situação física de Kaká. O meia deverá ser examinado novamente. Há quem diga que não está afastada a possibilidade de cirurgia. Percebeu-se claramente que Kaká não estava na plenitude da forma, porque seus arranques não eram os mesmos de antigamente.

Um dia Dunga vai confessar que se arrependeu de convocar Kleberson. Assim, ele não chamou alguém para disputar posição com Felipe Melo. Porque Ramirez não tem a característica do jogador da Juventus. E Josué nem deveria ser convocado. Muitas verdades serão ditas e descobertas com o passar do tempo.

Não se pode esquecer que a Holanda fez um belíssimo segundo tempo contra o Brasil. E o bom esportista reconhece a superioridade do adversário. Fomos melhores no primeiro tempo, porém marcamos apenas um gol. E o bandeira coreano anulou o outro gol de Robinho. Na segunda etapa eles foram melhores e marcaram dois.

Toque Final

Lula agora não irá receber os jogadores brasileiros em Brasília. Quando se perde ninguém quer dividir o fracasso. E Ricardo Teixeira já pensa na Copa de 2014.
A torcida quer mesmo saber quem será o substituto de Dunga. Alguns nomes estão sendo especulados: Felipão e Mano Menezes são os mais citados.

Vai acontecer um forte lobby em torno do presidente da CBF. Tomara que ele decida com independência. Porque todas as vezes que a influência política prevaleceu, a própria Seleção sofreu o reflexo.

A partir da escolha do novo técnico começará a renovação. Pelo menos dez jogadores do atual elenco não estarão na próxima Copa. E não podemos esquecer que o planejamento deverá ser criterioso, porque não disputaremos eliminatórias.

Torcedores devem estar vigilantes e conscientes. Cobrar medidas acertadas e adequadas é o mínimo que se exige. Cuidado porque pau que nasce torto morre torto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;