Cultura & Lazer Titulo
ELT inclui dois novos cursos e abre inscrições
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
12/01/2006 | 09:02
Compartilhar notícia


A ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André inicia 2006 com dois novos cursos em sua grade: o de interpretação teatral avançado e o de história do teatro. Ambos têm inscrições abertas até o dia 31, assim como os outros oito núcleos que já funcionavam no ano passado.

As opções na Escola são: Formação do Ator (duração de três anos, destinado a maiores de 18 anos), Teatro-Laboratório (para iniciantes, maiores de 16 anos), Experimentação Corporal, Narrativas de Passagem, Montagem em Teatro de Rua, Estudos do Teatro Contemporâneo, Direção Teatral e Pedagogia Teatral.

Segundo o coordenador da ELT, Antônio Rogério Toscano, há outras novidades além desses dois núcleos. O curso de Direção, por exemplo, desta vez será aberto apenas a atores que desejam participar dos trabalhos de experimentação desenvolvidos pelos diretores formados pelo mesmo curso, em 2005. “Trabalharemos em um projeto com foco no realismo e utilizaremos contos de Tchecov”, explica Toscano. A orientação ficará por conta de Cibele Forjaz.

A Pedagogia Teatral, este ano, deixa de ser apenas teórica para ganhar espaço também no campo prático. Os próprios alunos, que devem ter experiência anterior, auxiliarão nos treinamentos do Teatro-Laboratório e em outros setores, sob orientação de Francisco Medeiros. Além disso, a cada mês promoverão um dia inteiro de atividades envolvendo todos da ELT.

“Esse tipo de atividade amplia a reverberação dos núcleos”, afirma Toscano. Ele explica que a ELT, por ter como base de todas as suas ações o processo colaborativo, acaba criando um ambiente de grande efervescência cultural e de troca de idéias entre alunos e orientadores. O que, na sua visão, não só é salutar como se traduz na essência da própria escola.

É o próprio Toscano quem coordenará o novo núcleo de História do Teatro, que focará a história do espetáculo no Ocidente e é aberto tanto a atores quanto a interessados sem qualquer experiência, mas com disponibilidade para ler bastante. O outro curso novo, de interpretação avançada, surgiu com o objetivo de dar espaço à experimentação para atores mais experientes. “Pode ser que esses trabalhos culminem num espetáculo, mas não há nada definido. Ficará a critério dos participantes”. A orientação será de Renata Zhaneta.

Para se inscrever em qualquer um dos núcleos, é necessário comparecer à ELT (r. Rui Barbosa, 12. Tel.: 4996-2164) com uma foto 3x4 e fotocópia da cédula de identidade. A escola solicita a doação de um livro de teatro para a biblioteca da escola. Para alguns núcleos, pede-se ainda carta de interesse e currículo. Menores de 18 anos devem levar autorização assinada pelo pai ou responsável. A seleção ocorrerá de 10 a 24 de fevereiro, com oficinas, entrevistas, debates e textos teóricos.

Este ano, a ELT pede aos candidatos ao Núcleo de Formação do Ator a leitura prévia dos textos A Porta Aberta, de Peter Brook, e Cálice, Cavalo, Fogo e Menino, de Rubens Corrêa, para a participação teórica na seleção. O edital completo pode ser acessado por meio do site www.santoandre.sp.gov.br na seção que trata da ELT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;