Política Titulo
CCJ convoca o banqueiro Daniel Dantas
Por Da Agência Brasil
24/05/2006 | 17:27
Compartilhar notícia


A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou convite ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, para participar de audiência pública na comissão. O requerimento dos líderes do PSDB, Arthur Virgílio, e do PFL, Agripino Maia, também convida a irmã do baqueiro, Verônica Dantas, e o presidente do Citibank, Gustavo Marin. De acordo com requerimento, eles são convidados para participar de audiência pública para falar sobre denúncias de que o Banco Opportunity teria sofrido perseguição do governo Lula por rejeitar pedidos de propina feitos por petistas em 2002 e 2003.

Nesta terça-feira, a base governista conseguiu rejeitar na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bingos, por seis votos a quatro, os requerimentos de convocação do banqueiro Daniel Dantas. O senador Tião Viana (PT-AC) disse não ser contra a ida do banqueiro ao Congresso Nacional, mas considerar que ela fugiria do foco de trabalho da CPI. Segundo o petista, Daniel Dantas poderia prestar esclarecimentos a outra comissão do Senado. Hoje, a decisão foi para que ele seja ouvido na CCJ.

Os senadores da oposição queriam que Dantas esclarecesse, entre outros fatos, uma denúncia publicada pela revista Veja, de que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares teria pedido entre R$ 40 e R$ 50 milhões ao banqueiro. O texto da revista ainda fala que o banqueiro teria uma lista de contas no exterior em nome de dirigentes, ministros e do próprio presidente Lula. No penúltimo final de semana, em Viena, o presidente criticou a matéria da revista. "A Veja não traz uma denúncia, traz uma mentira", disse.

Em reunião com parlamentares e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o banqueiro Daniel Dantas entregou uma carta na qual dizia nunca ter investigado e nem passado nenhuma informação a nenhum órgão de imprensa sobre contas do ministro no exterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;