Em 16 de fevereiro último se completaram 142 anos de inauguração da primeira estrada de ferro paulista
Em 16 de fevereiro último, quando se completaram 142 anos de inauguração da primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway, apelidada de a Inglesa, Moysés Lavander Junior separou as cinco fotos de hoje e as encaminhou à coluna, por intermédio do amigo Domingos Luiz Orlando, o Mingo. Junto com as fotos, Lavander anexou os comentários que reproduzimos.
PIMENTINHA E OUTRAS HISTÓRIAS
[Texto: Moysés Lavander Junior *]
1 - A primeira foto mostra os efeitos de uma chuva forte entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, dos tempos da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. É histórico; se chover mais de 60 milímetros direto (durante uma hora, por exemplo) é bom botar as barbas de molho, porque lá vem encrenca...
2 - A segunda foto mostra o nariz de uma English, também chamada de pimentinha pela sua cor vermelha, e que tornou-se uma das locomotivas mais admiradas, principalmente pelos ferreomodelistas. A foto, magnífica, mostra a máquina como uma verdadeira majestade, viva e respeitada.
As outras três imagens mostram obras para a implantação da cremalheira, na década de 1970 e em uso até hoje.
3 - Aqui, a construção do novo viaduto da Grota Funda, bem ao lado do antigo, que posteriormente caiu.
Poucos sabem que este viaduto foi a primeira obra de arte no Estado de São Paulo e que a linha da cremalheira foi construída sobre o leito do antigo funicular. Alguns resquícios estão lá embaixo até o dia de hoje...
4 - Vemos um terreno na Vila de Paranapiacaba, reservado para receber o sistema cremalheira.
5 - Aqui, a escavação do terreno. A intervenção foi feita em Paranapiacaba para suavizar a entrada para a cremalheira e facilitar a sincronização.
Desde a primeira metade da década de 1970 todo o sistema ferroviário, e de carga, utiliza a cremalheira, já que o antigo funicular caiu em desuso.
(*) MOYSÉS LAVANDER JUNIOR é técnico em mecânica (ETI Lauro Gomes) e engenheiro-mecânico (Álvares Penteado). Com Paulo Augusto Mendes escreveu o livro SPR, Memórias de uma Inglesa (São Paulo: 2005) que conta a história da primeira ferrovia paulista, a nossa ‘Santos a Jundiaí', que corta o Grande ABC.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 2 de março de 1979
Manchete - Mensagem de Geisel pede ao Congresso que evite demagogia.
Santo André - Vila Alice sagra-se bicampeão do Carnaval.
São Bernardo - Rosas Negras vencem o Carnaval.
São Caetano - O padre Olavo Paes de Barros Filho, vigário da igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Barcelona, transferiu-se para o Rio de Janeiro.
Esportes - Apesar das chaminés é o novo livro do professor José Rossi, criador das escolinhas de futebol.
EM 2 DE MARÇO DE...
1929 - Donos de caminhões de Campo Grande, em Santo André, que transportavam lenha e madeira, enviam ofício à Prefeitura pedindo isenção dos chamados Impostos de Veículos.
1979 - Decreto municipal 9708 cria o Parque Regional de Convenções e Lazer de Santo André, em área superior a 1,3 milhão de metros quadrados.
HOJE
Dia Nacional do Turismo.
SANTOS DO DIA
Inês da Boêmia, Jovino, Januária e Simplício.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.