Internacional Titulo
Suposto membro brasileiro das Farc confirma vínculo com Beira-Mar
Por Das Agências
02/03/2002 | 00:38
Compartilhar notícia


Um jovem integrante das FARC, que afirma ser brasileiro, declarou nesta sexta-feira ao Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, que a guerrilha marxista colombiana manteve por três anos um intercâmbio de cocaína por armas com o já detido traficante brasileiro Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

O jovem de 21 anos se identificou como "guerrilheiro Bonner". Ele adotou esse nome porque leu o livro de um jornalista brasileiro. "Eu tinha que colocar um nome, me disseram que nome mais feio, mas ele já estava dado", explicou.

'Bonner' disse que acompanhou 'Negro Acacio' (comandante da frente 16 das Farc, cujo nome verdadeiro é Tomás Medina) nos encontros que o líder da guerrilha teve com Beira-Mar.

"Eles falavam principalmente de negócios. De troca de armas por cocaína. 'Fernandinho' nos trazia armas, fuzis AR-15, R-3, Galil". Segundo 'Bonner', essa relação comercial durou três anos, até o traficante brasileiro ser detido.

Ele afirmou que chegaram a trocar "quinhentos, mil e até 3 mil quilos de cocaína".

'Bonner' contou ainda que o 'Negro Acacio' era "amigo" de Beira-Mar. "Fernandinho era quem nos ajudava, ele nos ajudava a conseguir muitas coisas que não tínhamos na guerrilha, por isso foi muito difícil para a gente quando ele foi preso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;