Internacional Titulo
Unesco pede libertação de jornalista italiana seqüestrada no Iraque
Por Da AFP
09/02/2005 | 11:44
Compartilhar notícia


O diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, pediu nesta quarta-feira a libertação da jornalista italiana Giuliana Sgrena, enviada especial ao Iraque do jornal Il Manifesto, seqüestrada na semana passada em Bagdá, no Iraque.

"Giuliana Sgrena foi seqüestrada enquanto fazia seu trabalho, apesar dos riscos que todos conhecemos. Devo lembrar mais uma vez que a democracia não pode prosperar nem no Iraque, nem em outro lugar se não houver liberdade de imprensa", destacou Matsuura.

Matsuura pediu que além de Sgrena, a jornalista francesa Florence Aubenas e seu intérprete iraquiano, Hussein Hanun al-Saadi, desaparecidos desde 5 de janeiro, também recuperem a liberdade o quanto antes. "Os jornalistas não devem se transformar em alvo de ataques, pois são civis que fazem um trabalho reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, que coloca a liberdade de expressão entre os direitos fundamentais do homem", disse Matsuura.

Giuliana Sgena foi seqüestrada na sexta-feira passada no centro de Bagdá por um grupo de homens armados. Os representantes do jornal afirmaram nesta quarta-feira que a jornalista está viva e em bom estado de saúde, segundo uma pessoa que conseguiu visitá-la em duas ocasiões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;