Política Titulo Impasse
Retorno de reitor traz turbulência à UFABC

Dirigente pro tempore, Klaus Capelle deve voltar em maio, mesmo após mudanças em cargos

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
18/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O provável retorno do reitor pro tempore da UFABC (Universidade Federal do ABC), Klaus Capelle, ao comando da instituição no começo de maio tende a conturbar ainda mais o ambiente da faculdade. Desde novembro, quando foi realizada eleição que encerrou com Dácio Roberto Matheus como vencedor, a UFABC vive a expectativa da nomeação do novo dirigente. No dia 15 de fevereiro, Dácio foi nomeado vice-reitor pro tempore por Capelle, que está afastado até o dia 4 de maio.

Mesmo sem ter sido apontado oficialmente como novo reitor da universidade, Dácio já começou a efetuar nomeações e exonerações na instituição de ensino. A situação da faculdade, na visão de pessoas ligadas ao processo eleitoral, pode ficar ainda mais dividida, uma vez que foram feitas diversas trocas e nomeações em cargos ligados ao comando da UFABC, como nas pró-reitorias de extensão e cultura, de graduação e de assuntos comunitários e políticas afirmativas.

Internamente, as alterações na reitoria têm causado críticas entre os professores. Alguns quadros, com medo de sofrerem represálias, relataram ao Diário que boa parte dos remanejamentos se deu após a eleição, como uma suposta forma de privilegiar aliados de Dácio.

Por outro lado, o Conselho Universitário da UFABC formalizou, no começo de abril, um ofício, denominado moção de preocupação, encaminhado ao MEC (Ministério da Educação), pressionando sobre a demora do presidente Michel Temer (MDB) em definir o novo reitor da instituição. Além disso, entre o grupo que hoje está no comando da universidade, começou a se discutir a possibilidade de uma paralisação, como forma de protesto. A decisão seria tomada após uma assembleia, prevista para ocorrer na semana que vem.

No mês de março, quando Mendonça Filho (DEM-PE) ainda era o ministro da Educação – atualmente, a Pasta é comandada por Rossieli Soares – cogitou-se reunião com cerca de dez ou 12 professores antigos da UFABC. No entanto, a ideia acabou descartada por receio de agravamento da divisão. Entre os decanos estão nomes que concorreram nas chapas derrotadas nas eleições de novembro.

Procurado pelo Diário, o MEC afirmou, por meio de nota, que já encaminhou a nomeação. “A lista tríplice já foi enviada para a Casa Civil desde a semana retrasada. A nomeação do reitor da UFABC depende de publicação em Diário Oficial da União”, alegou.

Por fim, Dácio assinou no começo desta semana uma portaria que autoriza os ocupantes dos cargos de pró-reitor a assumirem, em caráter transitório, o exercício da reitoria durante os afastamentos, impedimentos legais e regulamentares simultâneos do reitor e do vice-reitor de cada área da universidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;